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Título: The impact of online fertility education:evaluating knowledge, childbearing motivations and the intentions to change negative lifestyle factors among reproductive age peolpe
Autor: Oliveira, Catarina Gomes 
Orientador: Ramos, Mariana Moura
Palavras-chave: Fertilidade; Saúde reprodutiva
Data: 2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: The impact of online fertility education:evaluating knowledge, childbearing motivations and the intentions to change negative lifestyle factors among reproductive age peolpe
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Introdução: A investigação tem mostrado que existem lacunas significativas de conhecimento sobre fertilidade e saúde reprodutiva entre homens e mulheres. Tal pode impedir as pessoas de se comportarem de forma otimizada e assim ameaçarem a sua paternidade futura. Método: A amostra incluiu 230 pessoas sem filhos, com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos, que foram distribuídas aleatoriamente por três grupos, sendo um destes o grupo de controlo. Os participantes completaram um questionário online que avaliou o seu conhecimento sobre fertilidade e saúde reprodutiva, a presença de fatores de estilo de vida negativos, motivações para a parentalidade e intenções de alterar o estilo de vida. Resultados: Os participantes que receberam informação sobre fertilidade e saúde reprodutiva aumentaram significativamente o seu conhecimento quando comparados com o grupo de controlo, que não recebeu qualquer informação. Um mês após receber informação, a maioria dos participantes tinha intenções de mudar pelo menos um dos fatores de estilo de vida negativos e quase metade já iniciado pelo menos uma mudança no seu estilo de vida. Os resultados mostraram ainda que possuir conhecimento afeta as intenções de mudança quando as motivações negativas para a parentalidade são baixas ou médias, mas não quando são elevadas. Conclusões: O estudo evidenciou que a educação elaborada com base em ferramentas online contribui para o aumento do conhecimento e afeta as intenções para proceder a mudanças no estilo de vida, o que pode contribuir para prevenir problemas de fertilidade futuros.
Background: Research has identified significant gaps in men’s and women’s knowledge of fertility and reproductive health, which can prevent them from behaving optimally and threaten future parenthood. Methods: Sample was composed by 230 childless people with ages ranged from 18 to 40 years, randomly assign in three groups, one of them the control group. Participants completed an online questionnaire aimed at assessing knowledge of fertility and reproductive health, negative lifestyle factors, childbearing motivations and intentions to do lifestyle changes. Results: Participants who received online fertility information significantly increased their knowledge about fertility and reproductive health when compared with the control group that did not receive any information. The majority of the participants had intentions to change at least one negative lifestyle factor and almost half had already initiated lifestyle changes one month after receiving online fertility education. Being informed affect intentions to change in situations where negative childbearing motivations were low or moderate, not high. Conclusions: The study provided evidence that online fertility education contributes to increase knowledge and affect intentions to do lifestyle changes, which contributes to prevent fertility problems.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e na Saúde), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/31513
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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