Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32896
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo Fernandes de Matos-
dc.contributor.authorMendes, João Gonçalo Miranda Alonso Pacheco-
dc.date.accessioned2016-11-15T15:49:58Z-
dc.date.available2016-11-15T15:49:58Z-
dc.date.issued2016-09-21-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/32896-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho.por
dc.description.abstractHoje em dia, o desporto deixou de ser apenas um fenómeno cultural tornando-se claramente num dos principais focos de negócio internacional, onde os clubes se tornaram empresas e os adeptos em consumidores. Desta forma, esta dissertação tem como objectivo estudar as Comunidades de Marca no futebol, os seus antecedentes e o seu impacto nas atitudes e comportamento do consumidor. Através deste estudo pretende-se compreender, também, em que medida é que este tipo de Comunidades pode influenciar o amor por uma marca, neste caso desportiva. Assim, este estudo, de caracter quantitativo, baseia-se nos resultados da investigação realizada a 132 pessoas, dentro do território português, que representam a relação entre o consumidor e uma marca desportiva. Os resultados demostram que a identificação, relação emocional, interacção social e sucesso da equipa são elementos chave para a construção das comunidades de marca. Em seguida, também foi demonstrado que a Comunidade de Marca tem um impacto positivo sobre o boca-aboca, advocacia da marca, lealdade à marca e amor à marca. Em suma, com os resultados deste estudo pretende-se que seja um estímulo para a investigação na área do marketing desportivo e relacional ao nível das comunidades de marca, reforçando os laços e a estabilidades das relações entre os consumidores e as instituições desportivas.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunidades de marcapor
dc.subjectIdentificaçãopor
dc.subjectRelação emocionalpor
dc.subjectAmor à marcapor
dc.subjectBoca-a-bocapor
dc.titleOs antecedentes e os impactos das comunidades de marca desportivas nos consumidores : caso do futebol portuguêspor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleOs antecedentes e os impactos das comunidades de marca desportivas nos consumidores : caso do futebol portuguêspor
dc.peerreviewedyespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociaispor
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4345-1349-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
Show simple item record

Page view(s) 10

901
checked on Oct 1, 2024

Download(s) 10

1,920
checked on Oct 1, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.