Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32921
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias-
dc.contributor.authorAniceto, Daniela Filipa da Costa-
dc.date.accessioned2016-11-16T13:41:03Z-
dc.date.available2016-11-16T13:41:03Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/32921-
dc.description.abstractA presente dissertação teve como objetivo testar o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem grupal na relação entre a liderança transformacional (input) e a eficácia grupal (output). Tendo por base uma amostra de 100 grupos e recorrendo a análises de regressão múltipla, os resultados suportam que a liderança transformacional tem um efeito positivo no processo de aprendizagem grupal, e que a aprendizagem grupal tem, igualmente, um efeito positivo na eficácia grupal. Os dados obtidos suportam também que os comportamentos de aprendizagem grupal, enquanto um todo, medeiam a relação entre a liderança transformacional e as quatro dimensões da eficácia grupal consideradas (desempenho, viabilidade, melhoria dos processos e qualidade da experiência grupal).por
dc.description.abstractThe present dissertation aimed to test the mediating role of group learning behaviour in the relation between transformational leadership (input) and group effectiveness (output). Based on a sample of 100 groups and using multiple regression analysis, the results support that transformational leadership has a positive effect on the group learning process, and that group learning has also a positive effect on group effectiveness. The data also supports that group learning behaviour, as a whole, mediates the relationship between transformational leadership and the four considered dimensions of group effectiveness (performance, viability, process improvement and group experience quality).por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprendizagem grupalpor
dc.subjectComportamentos de aprendizagempor
dc.subjectLiderança transformacionalpor
dc.subjectEficácia grupalpor
dc.titleLiderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagempor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleLiderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagempor
dc.peerreviewedyespor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3380-0840-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE MIP - Daniela Filipa Aniceto - 2016.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 10

1,212
checked on Jul 3, 2024

Download(s) 50

734
checked on Jul 3, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.