Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/32921
Título: Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem
Autor: Aniceto, Daniela Filipa da Costa 
Orientador: Rebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias
Palavras-chave: Aprendizagem grupal; Comportamentos de aprendizagem; Liderança transformacional; Eficácia grupal
Data: 2016
Título da revista, periódico, livro ou evento: Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo testar o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem grupal na relação entre a liderança transformacional (input) e a eficácia grupal (output). Tendo por base uma amostra de 100 grupos e recorrendo a análises de regressão múltipla, os resultados suportam que a liderança transformacional tem um efeito positivo no processo de aprendizagem grupal, e que a aprendizagem grupal tem, igualmente, um efeito positivo na eficácia grupal. Os dados obtidos suportam também que os comportamentos de aprendizagem grupal, enquanto um todo, medeiam a relação entre a liderança transformacional e as quatro dimensões da eficácia grupal consideradas (desempenho, viabilidade, melhoria dos processos e qualidade da experiência grupal).
The present dissertation aimed to test the mediating role of group learning behaviour in the relation between transformational leadership (input) and group effectiveness (output). Based on a sample of 100 groups and using multiple regression analysis, the results support that transformational leadership has a positive effect on the group learning process, and that group learning has also a positive effect on group effectiveness. The data also supports that group learning behaviour, as a whole, mediates the relationship between transformational leadership and the four considered dimensions of group effectiveness (performance, viability, process improvement and group experience quality).
URI: https://hdl.handle.net/10316/32921
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
TESE MIP - Daniela Filipa Aniceto - 2016.pdf1.13 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

1.212
Visto em 3/jul/2024

Downloads 50

734
Visto em 3/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.