Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32987
Title: Ensino e aprendizagem em Biologia e Geologia: Reprodução assexuada; rochas; minerais e cristalização
Authors: Morgado, Anabela Maria Alexandre 
Orientador: Gomes, Celeste
Abrantes, Maria Isabel
Keywords: Ciclo das Rochas; Cristalização Fracionada; Estágio Pedagógico; Estratégias e atividades; Minerais; Reprodução assexuada
Issue Date: 2015
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: Neste relatório são apresentados os trabalhos desenvolvidos no decurso do Estágio Pedagógico do “Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário” da Universidade de Coimbra, sobre os quais é feita uma reflexão. O objetivo geral deste relatório foi apresentar as atividades desenvolvidas durante o estágio pedagógico que, para além da lecionação de temas de Biologia e de Geologia, incluiu várias experiências que contribuíram para o desenvolvimento de competências cognitivas, procedimentais e atitudinais nos alunos. Os objetivos específicos foram: 1) implementar estratégias adequadas ao ensino e aprendizagem; 2) avaliar as estratégias e os recursos utilizados; e 3) refletir sobre as práticas letivas. O estágio decorreu na Escola Secundária de D. Duarte, no ano letivo2014/2015, numa turma do 11º ano de escolaridade, onde foram lecionados dois blocos de cinco aulas. No primeiro, correspondente à Biologia, foi lecionada a “reprodução assexuada” e no segundo, referente à Geologia, foram lecionados o “ciclo das rochas”, os “minerais” e a “cristalização fracionada”. As estratégias e as aprendizagens foram analisadas, tendo em conta dois questionários (“Estratégias e atividades de ensino-aprendizagem” e “Avaliação de desempenho das professoras estagiárias”); a participação no “Congresso dos Jovens Geocientistas” (CJG), a realização de um relatório segundo o modelo “V de Gowin” sobre uma atividade prática laboratorial de Biologia, e a realização de testes sumativos, com perguntas relacionadas com a Biologia e com a Geologia. Os questionários, de um modo geral, e na perspetiva dos alunos, revelaram que houve uma boa seleção e utilização das estratégias de ensino e aprendizagem. A avaliação da participação dos alunos no CJG foi positiva, o que foi confirmado nos questionários, que apontam esta estratégia como “eficaz”. A avaliação de relatórios segundo o modelo “V de Gowin”, também foi positiva, contudo, de modo a melhor consolidar a aprendizagem dos conceitos aplicados na atividade prática, o prazo de entrega desses relatórios deve ser reduzido. A percentagem de respostas corretas nos testes sumativos revelou que a maioria dos alunos, possivelmente, não compreendeu a totalidade dos processos, tendo havido uma maior percentagem de respostas corretas nas questões que requeriam apenas memorização.
This report presents the work carried out during the In-School Training, within the ambit of the University of Coimbra Master’s degree in “Teaching of Biology and Geology in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education”, and reflections about it are also presented. The main objective of the report was to present activities developed during the training period, that besides Biology and Geology lectures, included several educational experiences, which have contributed for the development of student’s cognitive, attitudinal and procedure competencies. Specific objectives were: 1) to implement appropriate teaching and learnings trategies; 2) to assess strategies and resources used; and 3) to reflect on teaching practices. The pedagogical training took place in the Secondary School of D. Duarte, in Coimbra, central Portugal, during the 2014/2015 school year, and involved an 11th grade class of Biology & Geology students. Programatic contents were taught in two sets of five lessons. In the first set, corresponding to Biology, the subject taught was "asexual reproduction"; in the second set, regarding Geology, the subjects taught were “the cycle of rocks", "minerals" and "fractional crystallization". Teaching and learning strategies, as well as student learning results, were analyzed, taking into account two questionnaires ("Teaching and learning strategies and activities" and "Evaluation of the trainee teachers performance"); the students participation in the "Congress of Young Geoscientists" (CYG), a report based on the construction of a Gowin's V diagram, following a practical Biology laboratory activity and Biology and Geology questions in the school tests. The questionnaires, in general, and from the students’ perspectives, revealed that there was a good selection and use of teaching and learning strategies. The evaluation of students’ participation in the CYG was positive, which was confirmed by the questionnaires answers, pointing out this strategy as being "effective". Evaluation of reports, according to the Gowin's V diagram, was also positive. However, in order to achieve better learning outcomes, concerning concepts applied during the practical activity, assignment deadlines should be shorter. The percentage of correct answers, found in school tests, revealed that most students possibly did not understood all the processes, achieving a higher percentage of correct answers when only memorization was required.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32987
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado

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