Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/33175
Título: Representações do conceito de Humanitas. Experiências de compreensão do texto escrito nas disciplinas de Português e de Latim
Autor: Sousa, Soraia 
Orientador: Mello, Cristina
Pereira, Susana
Palavras-chave: Humanitas, civilidade, Cultura, Letras, leitura e valores; Humanitas, civility, Culture, Arts and Humanities, Literature, Reading and Values
Data: 28-Out-2016
Resumo: Inserido no âmbito da Prática Letiva Supervisionada, o presente relatório pretende promover a importância do valor da Humanitas e das suas representações na atualidade, a partir do texto escrito, nas aulas de Português e de Latim. A primeira parte deste relatório inclui uma breve descrição da Escola onde estive inserida, bem como do meio que a envolve e das turmas a que estive afeta, seguida de uma reflexão sobre a minha prática pedagógica ao longo do ano letivo. A segunda parte contempla uma fundamentação teórica do estudo de caso deste relatório, a propósito do conceito de Humanitas e da importância da leitura para a problematização dos valores. Segue-se a didatização e a operacionalização da proposta de lecionação, com recurso a Camões lírico e épico, em Português, e a textos sobre as obras Prometeu Agrilhoado e Pro Archia e sobre a figura de Numa Pompílio, em Latim. Termina-se este capítulo com a apresentação, análise e interpretação dos dados obtidos e com as respetivas conclusões. Os alunos reconheceram a pertinência da Humanitas enquanto valor para a sociedade e para o indivíduo e, de um modo geral, adotaram uma posição mais ativa face à leitura dos textos, tendo a reflexão sobre esta temática contribuído para o desenvolvimento da sua capacidade crítica.
Within the scope of supervised pedagogical practice, this report aims to promote the importance of the value of Humanitas and its representation nowadays from written text, in Portuguese and Latin lessons. The first part of this report includes a brief description from the school where I was as well as the environment around it and the classes that I was related to, followed by a reflection about my pedagogical practice throughout school year. The second part comprises a theoretical basis for the case study of this report, about the concept of Humanitas and the importance of reading to the questioning of the values. It follows the didatictization and operationalization of the proposal of teaching, using the Camões lyrical and epic, in Portuguese, and the texts about the works Prometeu Agrilhoado and Pro Archia and on the figure of Numa Pompilio, in Latin. This chapter ends with a presentation, analysis and interpretation of the data obtained and the respective conclusions. The students recognized the relevance of Humanitas as value for the society and for the individual and, in general, adopted a more active stance in the face of reading of the texts, having reflection on this theme contributed to development of their critical capacity.
URI: https://hdl.handle.net/10316/33175
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de Estudos Clássicos - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RE-Soraia Sousa-Humanitas. PDF.pdf8.85 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

684
Visto em 4/set/2024

Downloads 50

1.208
Visto em 4/set/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.