Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33255
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Celeste dos Santos Romualdo-
dc.contributor.advisorAbrantes, Isabel Maria de Oliveira-
dc.contributor.authorOliveira, Nuno Filipe Neto Milheiro de-
dc.date.accessioned2016-12-06T16:54:24Z-
dc.date.available2016-12-06T16:54:24Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/33255-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractAs atividades desenvolvidas por um Professor não se reservam apenas à lecionação dos conteúdos presentes nas orientações do programa da disciplina. Existe um conjunto de práticas que orientam o caminho a ser percorrido para obter sucesso nos processos de ensino e aprendizagem. Este estudo desenvolveu-se durante o ano de Estágio Pedagógico, no contexto da prática de ensino supervisionada das unidades didáticas de Biologia, mecanismos evolutivos, e Geologia, ocupação antrópica e problemas de ordenamento do território. Pretendeu-se analisar se as estratégias desenvolvidas durante as aulas, bem como os materiais e instrumentos foram relevantes para os processos de ensino e aprendizagem dos alunos. Descrevem-se as práticas letivas e apresentam-se os resultados, relacionando as atividades desenvolvidas com a investigação educacional. Os participantes (N=10) eram alunos de uma turma do 11º ano de escolaridade do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária José Falcão. Os instrumentos usados para avaliar os processos de ensino e aprendizagem foram fichas; de avaliação diagnóstica e formativa (pré-teste e pós-teste); de avaliação sumativa; grelhas de avaliação; e questionários. Os resultados revelaram, que para além das aprendizagens, os alunos desenvolveram competências cognitivas, procedimentais e atitudinais, concluindo que as estratégias adotadas foram adequadas. Este estudo permitiu também refletir sobre as várias dimensões da escola e do ensino e aprendizagem, funcionando como ponto de partida à futura prática docente de Biologia e Geologia.pt
dc.description.abstractThe activities developed by a teacher not reserved just to explore the content present in the guidelines of the syllabus. There is a set of practices that guide the way to go for success in teaching and learning. This study was developed during Teacher Training in the context of supervised teaching practice teaching units of biology, evolutionary mechanisms, and geology, human occupation and land use problems. It was intended to examine whether the strategies developed during lessons, as well as the materials and instruments were relevant to the processes of teaching and student learning. Term describes the practices and presents the results, relating the activities with educational research. Participants (N = 10) were students of a class in the 11th grade of the course Scientific and Humanistic Science and Technology José Falcão School. The instruments used to assess the processes of teaching and learning were chips; diagnostic and formative assessment (pre-test and post-test); summative assessment; evaluation grids; and questionnaires. The results revealed that in addition to learning, students develop cognitive, procedural and attitudinal skills, concluding that the strategies adopted were appropriate. This study also reflect on the various dimensions of school and teaching and learning, functioning as a starting point for future practical teaching of Biology and Geology.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectEstratégias e recursospt
dc.subjectEstágio pedagógicopt
dc.subjectMecanismos de evoluçãopt
dc.subjectOcupação antrópicapt
dc.subjectPráticas de ensinopt
dc.titleAprendizagens de Biologia (Evolução biológica) e Geologia (Ocupação antrópica) no ensino secundáriopt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2014-01-01*
dc.identifier.tid201670682pt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Biologia e de Geologia-
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCentre for Earth and Space Research of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCFE - Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7922-0000-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8761-2151-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
RELATÓRIO DE ESTÁGIO NUNO MILHEIRO.pdf5.49 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.