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https://hdl.handle.net/10316/33255
Título: | Aprendizagens de Biologia (Evolução biológica) e Geologia (Ocupação antrópica) no ensino secundário | Autor: | Oliveira, Nuno Filipe Neto Milheiro de | Orientador: | Gomes, Celeste dos Santos Romualdo Abrantes, Isabel Maria de Oliveira |
Palavras-chave: | Estratégias e recursos; Estágio pedagógico; Mecanismos de evolução; Ocupação antrópica; Práticas de ensino | Data: | 2014 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | As atividades desenvolvidas por um Professor não se reservam apenas à lecionação dos
conteúdos presentes nas orientações do programa da disciplina. Existe um conjunto de
práticas que orientam o caminho a ser percorrido para obter sucesso nos processos de
ensino e aprendizagem. Este estudo desenvolveu-se durante o ano de Estágio
Pedagógico, no contexto da prática de ensino supervisionada das unidades didáticas de
Biologia, mecanismos evolutivos, e Geologia, ocupação antrópica e problemas de
ordenamento do território. Pretendeu-se analisar se as estratégias desenvolvidas durante
as aulas, bem como os materiais e instrumentos foram relevantes para os processos de
ensino e aprendizagem dos alunos. Descrevem-se as práticas letivas e apresentam-se os
resultados, relacionando as atividades desenvolvidas com a investigação educacional.
Os participantes (N=10) eram alunos de uma turma do 11º ano de escolaridade do curso
Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária José Falcão.
Os instrumentos usados para avaliar os processos de ensino e aprendizagem foram
fichas; de avaliação diagnóstica e formativa (pré-teste e pós-teste); de avaliação
sumativa; grelhas de avaliação; e questionários. Os resultados revelaram, que para além
das aprendizagens, os alunos desenvolveram competências cognitivas, procedimentais e
atitudinais, concluindo que as estratégias adotadas foram adequadas. Este estudo
permitiu também refletir sobre as várias dimensões da escola e do ensino e
aprendizagem, funcionando como ponto de partida à futura prática docente de Biologia
e Geologia. The activities developed by a teacher not reserved just to explore the content present in the guidelines of the syllabus. There is a set of practices that guide the way to go for success in teaching and learning. This study was developed during Teacher Training in the context of supervised teaching practice teaching units of biology, evolutionary mechanisms, and geology, human occupation and land use problems. It was intended to examine whether the strategies developed during lessons, as well as the materials and instruments were relevant to the processes of teaching and student learning. Term describes the practices and presents the results, relating the activities with educational research. Participants (N = 10) were students of a class in the 11th grade of the course Scientific and Humanistic Science and Technology José Falcão School. The instruments used to assess the processes of teaching and learning were chips; diagnostic and formative assessment (pre-test and post-test); summative assessment; evaluation grids; and questionnaires. The results revealed that in addition to learning, students develop cognitive, procedural and attitudinal skills, concluding that the strategies adopted were appropriate. This study also reflect on the various dimensions of school and teaching and learning, functioning as a starting point for future practical teaching of Biology and Geology. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/33255 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado |
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