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Título: O programa REHACOG: a linguagem figurativa, compreensão e expressão: estudo descritivo e exploratório, comparando alunos de classe regular e alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais
Autor: Ferreira, Tiago André Saraiva 
Orientador: Figueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro
Palavras-chave: Linguagem figurativa; REHACOG; Dificuldades de aprendizagem; Intervenção neuropsicológica
Data: 2016
Título da revista, periódico, livro ou evento: O programa REHACOG: a linguagem figurativa, compreensão e expressão: estudo descritivo e exploratório, comparando alunos de classe regular e alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A linguagem é o principal instrumento de comunicação do Ser Humano, enquanto via de interação com os outros e consigo mesmo. É por meio de representações verbais, acústicas e visuais, que a aquisição da linguagem se torna fundamental no estabelecimento de contacto, com familiares/cuidadores, desde os seus primeiros anos de vida. Segundo Sim-Sim (1998), a linguagem é vista como a janela do conhecimento humano, permitindo vivências e aprendizagens individuais e sociais. Esta investigação tem como principal objetivo contribuir para a adaptação da versão portuguesa do programa REHACOG (Figueira & Paixão, in press), através da aplicação do módulo de Linguagem Figurativa. Este programa assume-se como um programa de intervenção neuropsicológica, e surge da adaptação do REHACOP (Ojeda et al., 2012). Atualmente, o REHACOG (Figueira & Paixão, in press) está a ser aplicado noutros contextos e populações. Foi realizado um estudo descritivo e exploratório com 20 indivíduos, do sexo masculino e feminino, comparando-se alunos referenciados com Necessidades Educativas Especiais e alunos que frequentam turmas regulares, sem dificuldades de aprendizagem ou défices cognitivos denunciados. Os resultados do presente estudo revelam que as crianças com Necessidades Educativas Especiais obtêm resultados inferiores, em comparação com os alunos de turmas regulares, nos 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário.
Language is the main communication tool of the human being as a means of interaction with others and with himself. It is through verbal, acoustic and visual representations that the acquisition of language, becomes fundamental in establishing contact with family/caregivers, from its early years. According to Sim-Sim (1998) language is seen as the window of human knowledge, allowing experiences and individual and social learning. This research contributed to the adaptation portuguese version of the program REHACOG (Figueira & Paixão, in press), to the application figurative language module. Program is assumed as a neuropsychological intervention program, and comes from the adaptation of REHACOP (Ojeda et al., 2012). Presently, REHACOG (Figueira & Paixão, in press) is to be applied in other contexts and populations. A descriptive and exploratory study with 20 subjects, male and female, referenced to students with special needs and students who attend regular classes without learning difficulties or cognitive deficits. The results of this study demonstrated that children´s special educational needs found below, as compared to their peers in regular classes, in different courses of studies.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/35772
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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