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https://hdl.handle.net/10316/36749
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Viegas, Domingos Xavier | - |
dc.contributor.advisor | Raposo, Jorge Rafael Nogueira | - |
dc.contributor.author | Gaspar, Filipe Ricardo | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-17T11:14:16Z | - |
dc.date.available | 2017-02-17T11:14:16Z | - |
dc.date.issued | 2016-09 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/36749 | - |
dc.description.abstract | Os incêndios florestais são os principais responsáveis pelos maiores desastres causados nas florestas, provocando também danos tanto a nível material, como a nível humano, devido à sua imprevisibilidade, rapidez e dificuldade de controlo. Neste trabalho foi estudada a propagação de incêndios florestais num duplo desfiladeiro, uma das situações de incêndio de mais difícil combate, que, devido ao seu comportamento eruptivo, torna este estudo fundamental para um melhor combate e compreensão, a fim de evitar danos de maior impacto. O estudo desta problemática começou primeiramente com um estudo detalhado da mesa de ensaios onde o pretendido era uma melhor compreensão do funcionamento da mesa a fim de detetar possíveis aspetos a melhorar e para a obtenção de diferentes configurações de desfiladeiro mais precisas. Esta mesa de ensaios é composta por quatro painéis distintos que nos permitem obter configurações semelhantes à topografia em situações reais. Os ensaios foram realizados em laboratório com condições controladas, onde se definiram três ângulos distintos que nos permitem obter geometricamente a topografia que se pretende simular. Dependendo da configuração escolhida foi possível criar dois desfiladeiros em simultâneo, e, formando com isso duas linhas de água secundárias. Realizados os ensaios e com os resultados obtidos, foi possível a análise detalhada das velocidades de propagação do fogo segundo a configuração do desfiladeiro e a direção tomada. Para finalizar foi feita uma comparação dos resultados a fim de se verificar quais as condições mais favoráveis a propagação do fogo e consequentemente mais perigosas para o seu combate. | por |
dc.description.abstract | Forest fires are the main responsible for the largest disasters in forests, also causing damage in the equipment as the human, caused by its unpredictability, speed and difficulty of control. In this work was studied the spread of fire in a double canyon, one of the fire situations more difficult to combat, which due to its eruptive behavior, makes this study fundamental to better combat and understanding, in order to avoid other major impact damage. The study of this problem firstly started with a detailed study of the testing table where the target was a better understanding of the operation table in order to detect possible to improve aspects and to obtain more accurate different canyon configurations. This table tests consisted in a 4 different panels that allows us to settings similar to the real topography situations. The experiments were performed in a laboratory under controlled conditions, which are defined three distinct angles that allow us to obtain geometrically topography that is intended to simulate. Depending on the chosen configuration was possible to create two canyons simultaneously, and thus forms two lines of secondary water. Carried out the tests and the results obtained, it was possible the detailed analysis of fire propagation speeds of the canyon setting and the direction taken. Finally, a comparison was made of the results in order to verify the most favorable conditions the spread of fire and therefore more dangerous to your combat. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Incêndios florestais | por |
dc.subject | Fogo, propagação | por |
dc.title | Estudo da propagação de um incêndio florestal num duplo desfiladeiro | por |
dc.title.alternative | Study of the spread of a forest fire in a double canyon | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia | por |
item.grantfulltext | open | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.advisor.researchunit | LAETA - Associated Laboratory for Energy, Transports and Aeronautics | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0001-6690-035X | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
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File | Description | Size | Format | |
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Dissertação de Mestrado - Filipe Ricardo Gaspar - Versão Final.pdf | 7.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
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