Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/36996
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Miguel Abrantes de Figueiredo Bernardo de | - |
dc.contributor.advisor | Viegas, Domingos Xavier | - |
dc.contributor.author | Justino, Mariana Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-08T15:55:16Z | - |
dc.date.available | 2017-03-08T15:55:16Z | - |
dc.date.issued | 2016-09 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/36996 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo a análise das características da queima de tendas de campismo e de caravanas. Está integrada no âmbito de um projeto denominado FireCamp2 – “Segurança Contra Incêndios em Áreas Dedicadas à Atividade de Campismo e Caravanismo” desenvolvido pelas diversas unidades do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA), com coordenação da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI). Neste estudo realizou-se um conjunto de ensaios de queima de tendas e caravanas, com o intuito de se estudar a influência do tipo de ignição na queima deste tipo de estruturas e as respetivas condições de combustão. Nos ensaios de queima das tendas foram analisados três tipos de ignição diferentes, nomeadamente: 1) ignição linear no exterior, 2) ignição pontual no interior e na superfície da tenda e 3) ignição pontual no interior e teto da tenda. A ignição dos ensaios com caravanas consistiu numa ignição a partir do exterior com frente de chama e numa ignição pontual iniciada no interior da caravana. Verificou-se que, o tipo de ignição influencia a forma de combustão dos equipamentos analisados. Na queima das tendas comprovou-se que, no tipo de ignição pontual na superfície e interior da mesma, a combustão é mais intensa do que nos restantes tipos de ignição. No entanto, o mesmo não acontece na queima das caravanas, pois verificou-se, pela análise dos resultados, que a combustão tem mais intensidade e é mais rápida numa ignição que advém de uma frente de fogo vinda do exterior. | por |
dc.description.abstract | The main objective of this dissertation is the analysis of burning conditions of camping tents and caravans. This thesis is integrated as part of a project named FireCamp2 – “Fire Safety in Areas Dedicated to Camping and Caravanning Activities” that it is being developed by Associated Laboratory for Energy, Transport and Aeronautics (LAETA) with coordination by the Association for the Development of Industrial Aerodynamics (ADAI). In this study it was performed a set of burning tests with tents and caravans aiming the study of the influence of type of ignition in burning of this type of structures and respective combustion conditions. In the burning tests with tents three different types of ignition are analysed, specifically: 1) linear ignition from outside, 2) punctual ignition inside the tent at the surface and 3) punctual ignition the tent at the roof. The tests with caravans are characterized by two different types of ignition: 1) exterior fire front reaching the tent and 2) punctual ignition inside the caravan on the bed. It was confirmed that the type of ignition influences the form of combustion of the equipment analysed. The burning tests with tents it was observed that the ignition point on surface and inside of the tent, the combustion is more intense than in other types of ignition. However, the same statement was not achieved for the caravans since combustion is more intense and it is more quickly in the ignition that comes from an outside fire front. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Incêndios florestais | por |
dc.subject | Prevenção de incêndios | por |
dc.subject | Campismo | por |
dc.subject | Queima de tenda | por |
dc.subject | Combustão | por |
dc.subject | Queima de caravana | por |
dc.title | Análise das condições de queima de tendas e de caravanas | por |
dc.title.alternative | Analysis of burning conditions of tents and caravans | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica | por |
thesis.degree.grantor | 00500::Universidade de Coimbra | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Mecânica (Energia e Ambiente) | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.advisor.researchunit | ADAI - Association for the Development of Industrial Aerodynamics | - |
crisitem.advisor.researchunit | LAETA - Associated Laboratory for Energy, Transports and Aeronautics | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-0379-6062 | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0001-6690-035X | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação de Mestrado_Mariana Mendes Justino .pdf | 3.58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
285
checked on Oct 29, 2024
Download(s)
170
checked on Oct 29, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.