Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/38450
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Anabela Salgueiro Narciso | - |
dc.contributor.advisor | Seco, Álvaro Jorge da Maia | - |
dc.contributor.author | Cruz, Francisco Daniel de Brito e | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-27T10:02:56Z | - |
dc.date.available | 2017-03-27T10:02:56Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-24 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/38450 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | pt |
dc.description.abstract | Os campus universitários (CU) da atualidade são grandes polos geradores de viagens, devido às suas diversificadas funções, capacidade de promoção de uma mobilidade sustentável intra e extracampus, sendo necessário sensibilizar os seus utilizadores para os graves problemas que o transporte individual (TI) acarreta para o meio ambiente e para a saúde dos cidadãos. Deste modo, o peão deve ser visto como a chave da solução, numa perspetiva de promoção do uso de transportes sustentáveis, como o transporte coletivo (TC) e os modos suaves, bicicleta e a pé. Neste tipo de espaços pretende-se restringir o acesso automóvel, promover a qualidade de vida dos utilizadores dos CU. Partindo destes princípios, foi feita uma síntese dos princípios de mobilidade sustentável aplicados em CU estrangeiros, ao nível da gestão do acesso automóvel, transportes públicos, rede pedonal e sistemas de ciclovias. Considerando como caso de estudo o Polo II da Universidade de Coimbra (UC), foi realizada uma análise às viagens com destino ao Polo, focalizada no modo de viagem, motivo da viagem, frequência, origem, hora de chegada, entre outros. Pretende-se com esta análise, criar uma solução de mobilidade eficiente e sustentável, a curto e médio-prazo, centrando esta solução no público-alvo da rede pedonal e ciclável. | pt |
dc.description.abstract | The University Campus currently, are great generators of travel, due to its diverse functions, ability to promote a sustainable mobility intra and extra-polo, being necessary to alert their users to the serious problems that individual transportation leads to the environment and the health of city. Thus, the pawn should be seen as the key to the solution, a perspective of promoting the use of sustainable transport, such as the Collective Transport and the soft modes, cycling and walking. In this kind of spaces we intend to restrict car access, promote quality of life for users of the University Campus. Based on these principles, a summary was made of the principles of sustainable mobility applied to foreigners University Campus, at the management level of car access, public transport, pedestrian and cycle paths network systems. Considering as a case study the Polo II, University of Coimbra (UC), an analysis was performed to travel to the Polo, sorting by mode of travel, purpose of trip, frequency, origin, time of arrival, among others. The purpose of this analysis, create a solution of efficient and sustainable in the short and mid-term mobility, this solution focusing on the target audience of the pedestrian and cycling network. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Mobilidade sustentável -- Coimbra | pt |
dc.subject | Campus universitários | pt |
dc.title | A mobilidade no Pólo II da Universidade de Coimbra | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
degois.publication.location | Coimbra | pt |
dc.date.embargo | 2014-07-24 | * |
dc.identifier.tid | 201658879 | pt |
thesis.degree.grantor | 00500::Universidade de Coimbra | pt |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Engenharia Civil | pt |
uc.degree.grantorUnit | 0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologia | por |
uc.rechabilitacaoestrangeira | no | pt |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.advisor.researchunit | CITTA - Research Centre for Territory, Transports and Environment | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-4716-979X | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A mobilidade no Polo II da Universidade de Coimbra.pdf | 3.87 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
553
checked on Sep 24, 2024
Download(s)
453
checked on Sep 24, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.