Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38965
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeto, Maria Augusta-
dc.contributor.advisorRoseiro, Luís Manuel Ferreira-
dc.contributor.authorSimão, Leandro José Rebelo-
dc.date.accessioned2017-03-28T15:04:58Z-
dc.date.available2017-03-28T15:04:58Z-
dc.date.issued2014-09-11por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/38965-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractEste trabalho tem como objectivo fazer uma análise do comportamento estrutural de espigões de selim de bicicletas, um deles é fabricado em alumínio e o outro em fibra de carbono, e avaliar as alterações produzidas pela inserção de um composto de cortiça no seu interior. A geometria CAD aproximada de um espigão de selim foi gerada recorrendo ao programa Autodesk Inventor 2014 sendo, posteriormente, exportada para o programa de elementos finitos ADINA, onde foram inseridas as propriedades dos diferentes materiais e realizadas simulações para obter as frequências de vibração. Por fim, é feita uma avaliação da variação das frequências de vibração dos espigões após a inserção do composto de cortiça no interior do tubo de selim. Após as várias simulações numéricas e análise dos resultados, conclui-se que a inserção da cortiça provoca uma diminuição na frequência de vibração do espigão de selim. Esta diminuição deve-se ao aumento de massa provocado pelo composto de cortiça.por
dc.description.abstractThe objective of this work is to make an analysis of the behaviour of two bicycle’s seat post, one of them made by aluminium and the other one made by carbon fibres, and evaluate the changes created by the insertion of a cork’s composite inside the seat post. The geometry of a seat post was created using the software Autodesk Inventor 2014. Then, the geometry was exported to the finite elements software ADINA, where the properties of the different materials were introduced and where were made simulations with the objective of get the vibrational frequencies. Finally, the vibrational frequencies of the seat posts were compared with the vibrational frequencies of the seat posts after the insertion of a cork’s composite inside of them. After all the numerical simulations and the analysis of the results, the insertion of cork’s composite inside of the seat posts cause a reduction in the vibrational frequencies. This reduction is caused by the weight raiseeng
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectElementos finitospor
dc.subjectespigão de selimpor
dc.subjectmateriais compósitospor
dc.subjectcortiçapor
dc.subjectfrequências de vibraçãopor
dc.subjectFinite elementspor
dc.subjectbicycle’s seat postpor
dc.subjectcomposite materialspor
dc.subjectcorkpor
dc.subjectnatural frequenciespor
dc.titleAvaliação do comportamento estrutural de um espigão de selim em material compósitopor
dc.title.alternativeEvaluation of the structural behavior of a seatpost in composite materialpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
dc.identifier.tid201664933por
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Mecânicapor
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6043-6007-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

322
checked on Oct 29, 2024

Download(s)

322
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.