Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42512
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos c/secundário José Falcão de Miranda do Corvo junto da turma do 9º A no ano letivo 2015/2016 : a indisciplina na sala de aula: a perceção dos docentes
Authors: Rodrigues, Maria Azevedo Mendes 
Orientador: Fachada, Miguel
Keywords: Indisciplina; Prática pedagógica
Issue Date: 2016
Abstract: O Estágio Pedagógico surge no fim de um ciclo de estudos. O seu principal objetivo é colocar o aluno numa situação real de contexto escolar, onde este vai poder aplicar todo o seu conhecimento teórico sobre a prática pedagógica. Ao longo do seu primeiro ano como docente, o professor estagiário irá deparar-se com diversas dificuldades, nas diferentes dimensões pedagógicas que constituem a prática educativa. Estas irão exigir um trabalho crítico e reflexivo por parte do novo professor. Todas as aprendizagens provenientes da experiência pedagógica com a turma A do 9º ano da Escola Básica 2º e 3º Ciclos c/ Secundário José Falcão de Miranda do Corvo, no ano letivo de 2015/2016, são apresentadas no presente relatório de estágio. Este surge com o intuito de concretizar uma reflexão crítica de todas as atividades pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo. Primeiramente será apresentada uma contextualização escolar da prática pedagógica desenvolvida, onde serão analisadas as características da escola, do grupo disciplinar e da turma onde foi realizado o Estágio Pedagógico, adequando o processo pedagógico às mesmas. Seguidamente serão descritas e analisadas as atividades desenvolvidas, justificando as decisões tomadas nas várias dimensões pedagógicas. Na parte final deste relatório será realizado o aprofundamento do tema selecionado, respeitante à perceção dos docentes em relação à indisciplina dos alunos na sala de aula. The Pedagogical Training has as its basis the end of a cycle of studies. Its main objective is to place the student in a real situation of school context, where he/she will be able to apply his/her theoretical knowledge on educational practice. During his/her first year as a professor, the trainee teacher will face a number of difficulties in all the different dimensions that constitute the educational practice. Such difficulties will demand a critical and reflective effort from the aspiring teacher. All the learnings from the pedagogical experience with class A from the 9th grade of Escola Básica 2º e 3º Ciclos c/ Secundário José Falcão de Miranda do Corvo in the academic year 2015/2016 will be described in the present internship report. This report has as its purpose the completion of a critical reflection of all the pedagogical activities that took place during the academic year. Firstly, it will be presented a contextualization of the pedagogical work carried out whereby the characteristics of the school, the disciplinary group and the class where the Pedagogical Training was developed will be analyzed, adapting the pedagogical process to such characteristics. Secondly, the activities developed within the internship will be described and analyzed, duly justifying the decisions taken in the different educational dimensions. The final part of this report is reserved for the further development of the selected theme, which is related with the perception of teachers regarding the indiscipline of students in the classroom.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/42512
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio Maria.pdf905.52 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

233
checked on Oct 29, 2024

Download(s)

60
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.