Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42615
Title: O papel do terceiro setor na promoção do turismo social
Authors: Almeida, Vasco 
Keywords: Turismo social; Terceiro setor; Turicórdia
Issue Date: 2014
Publisher: Media XXI
metadata.degois.publication.title: Porto as a tourism destination
metadata.degois.publication.location: Porto
Abstract: Este capítulo pretende analisar o papel do terceiro setor na promoção do turismo social. Partindo da análise do projeto Turicórdia, criado pela União das Misericórdias Portuguesas, mostra-se que o terceiro setor deve ser encarado como uma forma de governação da atividade socioeconómica com uma lógica de funcionamento própria e que pode desenvolver formas inovadoras de organização da produção, contrariando algumas tendências de isomorfismo institucional, já evidenciadas na literatura. A análise da experiência Turicórdia permite, ainda, salientar algumas vantagens que o terceiro setor apresenta na provisão de bens e serviços sociais, em relação a outros setores da economia. Assim, defende-se que o projeto Turicórdia pode constituir um exemplo que deve ser aproveitado por outras organizações do terceiro setor, de forma a promover o desenvolvimento do turismo social em Portugal e, em particular, na região metropolitana do Porto.
URI: https://hdl.handle.net/10316/42615
ISBN: 978-989-729-128-9
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

652
checked on Nov 6, 2024

Download(s) 50

741
checked on Nov 6, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.