Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/42615
Título: O papel do terceiro setor na promoção do turismo social
Autor: Almeida, Vasco 
Palavras-chave: Turismo social; Terceiro setor; Turicórdia
Data: 2014
Editora: Media XXI
Título da revista, periódico, livro ou evento: Porto as a tourism destination
Local de edição ou do evento: Porto
Resumo: Este capítulo pretende analisar o papel do terceiro setor na promoção do turismo social. Partindo da análise do projeto Turicórdia, criado pela União das Misericórdias Portuguesas, mostra-se que o terceiro setor deve ser encarado como uma forma de governação da atividade socioeconómica com uma lógica de funcionamento própria e que pode desenvolver formas inovadoras de organização da produção, contrariando algumas tendências de isomorfismo institucional, já evidenciadas na literatura. A análise da experiência Turicórdia permite, ainda, salientar algumas vantagens que o terceiro setor apresenta na provisão de bens e serviços sociais, em relação a outros setores da economia. Assim, defende-se que o projeto Turicórdia pode constituir um exemplo que deve ser aproveitado por outras organizações do terceiro setor, de forma a promover o desenvolvimento do turismo social em Portugal e, em particular, na região metropolitana do Porto.
URI: https://hdl.handle.net/10316/42615
ISBN: 978-989-729-128-9
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
O papel do terceiro sector na promoção do turismo social.pdf269.73 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

652
Visto em 6/nov/2024

Downloads 50

741
Visto em 6/nov/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.