Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/42624
Title: | Adicionar sem agitar: multiperspectivismo e o ensino da história (anti-)colonial | Authors: | Araújo, Marta | Keywords: | Eurocentrismo e ensino da história; Movimentos de libertação nacional africanos; Lutas e debates sobre raça/poder; (Anti-)Colonialismo; Pós-colonialismo | Issue Date: | 2015 | Publisher: | UniCV | Project: | FCOMP-01-0124-FEDER-007554 | metadata.degois.publication.title: | Políticas e Práxis da Educação nas Perspetivas e em Contextos Pós-coloniais | metadata.degois.publication.location: | Praia | Abstract: | A partir de um projecto de investigação interdisciplinar que abordou a educação como uma arena de lutas pelo poder/conhecimento mais amplas, nesta comunicação irei discutir a ideia de multiperspectivismo no ensino da história. Para tal, tomarei como caso de estudo a forma como são abordadas e retratadas as lutas de libertação nacional africanas nos manuais escolares publicados nos últimos 40 anos no contexto português. Argumento que a consolidação de uma abordagem assente na mera adição de conteúdos – que permitiria contrastar as perspectivas coloniais e anti-coloniais (geralmente ilustradas pelos discursos de António O. Salazar e Amílcar Cabral) – é reveladora da persistência do eurocentrismo na história e no seu ensino. Em particular, questionarei as fórmulas narrativas utilizadas para narrar os processos políticos em torno destas lutas pela liberdade e a forma como são permeadas por ideias sobre raça e nação. | Description: | II Colóquio Cabo-verdiano de Educação – CEDU 2015 | URI: | https://hdl.handle.net/10316/42624 | ISBN: | 978-989-8707-23-9 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Adicionar sem agitar_multiperspectivismo e o ensino da história (anti-)colonial.pdf | 1.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 20
915
checked on Nov 6, 2024
Download(s) 50
423
checked on Nov 6, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.