Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/42624
Título: Adicionar sem agitar: multiperspectivismo e o ensino da história (anti-)colonial
Autor: Araújo, Marta 
Palavras-chave: Eurocentrismo e ensino da história; Movimentos de libertação nacional africanos; Lutas e debates sobre raça/poder; (Anti-)Colonialismo; Pós-colonialismo
Data: 2015
Editora: UniCV
Projeto: FCOMP-01-0124-FEDER-007554 
Título da revista, periódico, livro ou evento: Políticas e Práxis da Educação nas Perspetivas e em Contextos Pós-coloniais
Local de edição ou do evento: Praia
Resumo: A partir de um projecto de investigação interdisciplinar que abordou a educação como uma arena de lutas pelo poder/conhecimento mais amplas, nesta comunicação irei discutir a ideia de multiperspectivismo no ensino da história. Para tal, tomarei como caso de estudo a forma como são abordadas e retratadas as lutas de libertação nacional africanas nos manuais escolares publicados nos últimos 40 anos no contexto português. Argumento que a consolidação de uma abordagem assente na mera adição de conteúdos – que permitiria contrastar as perspectivas coloniais e anti-coloniais (geralmente ilustradas pelos discursos de António O. Salazar e Amílcar Cabral) – é reveladora da persistência do eurocentrismo na história e no seu ensino. Em particular, questionarei as fórmulas narrativas utilizadas para narrar os processos políticos em torno destas lutas pela liberdade e a forma como são permeadas por ideias sobre raça e nação.
Descrição: II Colóquio Cabo-verdiano de Educação – CEDU 2015
URI: https://hdl.handle.net/10316/42624
ISBN: 978-989-8707-23-9
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas

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