Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42636
Title: A institucionalização do silêncio: a escravatura nos manuais de história portugueses
Authors: Araújo, Marta 
Rodríguez Maeso, Silvia 
Issue Date: 2011
Publisher: SNESup
Project: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/64626/PT 
metadata.degois.publication.title: Ensino Superior: Revista do SNESup
metadata.degois.publication.issue: 39
metadata.degois.publication.location: Lisboa
Abstract: Este artigo pretende explorar como se constitui, através do sistema educativo, e particularmente dos manuais escolares de história, a institucionalização do silêncio em torno da escravatura. Tal silêncio consiste não tanto no apagamento deste processo para a construção da (ideia de) Europa, mas no esvaziamento da sua relevância política (Trouillout, 1995) e da governamentalidade racista a que esteve associado. Esta abordagem da escravatura insere-se numa tendência mais ampla de naturalização das relações de poder e violência, que tem vindo a caracterizar os discursos políticos e também académicos em Portugal sobre processos históricos fundamentais e profundamente interligados: cristianização e (pós)colonialismo. No que concerne especificamente à escravatura, a sua trivialização é produzida através de várias fórmulas narrativas, designadamente: a despolitização da narrativa; a (in)visibilização de ‘raça' e racismo e o ‘triunfo' do humanismo igualitarista. As reflexões que aqui apresentamos têm sido produzidas no âmbito de um projeto de investigação com o objetivo de explorar a construção do eurocentrismo nos manuais escolares do 3º Ciclo do Ensino Básico, incidindo no quadro ideológico que naturaliza a ausência da História de África e a (in)visibilidade da questão racial e do racismo na história nacional/europeia em Portugal.
URI: https://hdl.handle.net/10316/42636
Rights: openAccess
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