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https://hdl.handle.net/10316/42636
Título: | A institucionalização do silêncio: a escravatura nos manuais de história portugueses | Autor: | Araújo, Marta Rodríguez Maeso, Silvia |
Data: | 2011 | Editora: | SNESup | Projeto: | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/64626/PT | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Ensino Superior: Revista do SNESup | Número: | 39 | Local de edição ou do evento: | Lisboa | Resumo: | Este artigo pretende explorar como se constitui, através do sistema educativo, e particularmente dos manuais escolares de história, a institucionalização do silêncio em torno da escravatura. Tal silêncio consiste não tanto no apagamento deste processo para a construção da (ideia de) Europa, mas no esvaziamento da sua relevância política (Trouillout, 1995) e da governamentalidade racista a que esteve associado. Esta abordagem da escravatura insere-se numa tendência mais ampla de naturalização das relações de poder e violência, que tem vindo a caracterizar os discursos políticos e também académicos em Portugal sobre processos históricos fundamentais e profundamente interligados: cristianização e (pós)colonialismo. No que concerne especificamente à escravatura, a sua trivialização é produzida através de várias fórmulas narrativas, designadamente: a despolitização da narrativa; a (in)visibilização de ‘raça' e racismo e o ‘triunfo' do humanismo igualitarista. As reflexões que aqui apresentamos têm sido produzidas no âmbito de um projeto de investigação com o objetivo de explorar a construção do eurocentrismo nos manuais escolares do 3º Ciclo do Ensino Básico, incidindo no quadro ideológico que naturaliza a ausência da História de África e a (in)visibilidade da questão racial e do racismo na história nacional/europeia em Portugal. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/42636 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CES - Vários |
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