Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42637
Title: Caderno de Discussão: ‘Ao fim ao cabo, foi a Europa que fez o mundo moderno’: o Eurocentrismo na história e nos seus manuais
Authors: Araújo, Marta 
Rodríguez Maeso, Silvia 
Issue Date: 2013
Publisher: Centro de Estudos Sociais
Project: FCOMP-01-0124-FEDER-007554
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: Esta brochura baseia-se nos resultados do projecto de investigação ‘Raça’ e África em Portugal: um estudo sobre manuais escolares de história (ver fcha metodológica) que decorreu entre Setembro de 2008 e Fevereiro de 2012. O projecto teve como objectivo principal a análise interdisciplinar da (re)produção do eurocentrismo nos manuais de história do 3º Ciclo do Ensino Básico em Portugal, considerando os seus contextos de produção, disseminação e consumo. A análise incidiu sobre a forma como o eurocentrismo – enquanto paradigma de produção e interpretação do conhecimento – naturaliza a ausência da história de África e invisibiliza o racismo. Com o intuito de disseminar os aspectos mais relevantes do referido trabalho, apresenta-se aqui de forma resumida a abordagem do projecto ao estudo dos manuais de história e a ideias-chave como ‘raça’, racismo e eurocentrismo. Pretende este ser um contributo para a discussão sobre a educação – e, em particular, sobre o ensino da história – tomando-a como uma esfera que reflecte e consolida lutas políticas, sociais, culturais e económicas mais amplas. Consideram-se ainda os aspectos mais relevantes para a defnição de políticas públicas, designadamente sobre orientações curriculares, manuais escolares e práticas pedagógicas da sala de aula, contribuindo assim para construir uma abordagem anti-racista na educação e na aprendizagem da história.
URI: https://hdl.handle.net/10316/42637
Rights: openAccess
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