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https://hdl.handle.net/10316/43032
Title: | A salvação da personagem trágica e da cidade na obra tardia de Eurípides | Authors: | Neto, Félix Jácome | Orientador: | Lourenço, Frederico | Keywords: | Eurípides; Tragédia Grega; Literatura Grega; Greek Tragedy; Ancient Greece; Euripides | Issue Date: | 15-Jan-2018 | Citation: | NETO, Félix Jácome - A salvação da personagem trágica e da cidade na obra tardia de Eurípides. Coimbra : [s.n.], 2018. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/43032 | Abstract: | A presente Tese de Doutoramento investiga a intersecção entre dois âmbitos de crise e salvação – a salvação individual do herói trágico e a salvação coletiva da cidade – em três dramas tardios de Eurípides: Orestes, As Fenícias e Ifigénia em Áulis. O argumento avançado nesta Tese situa-se numa negligenciada convergência de duas estabelecidas linhas de investigação sobre a Tragédia grega. De um lado, há estudos que focam sobre a maneira pela qual a tragédia encenou a crise e salvação das personagens em uma peça particular ou em um conjunto de peças, como fez a monografia que Antonio Garzya dedicou ao tema da salvação no drama euripidiano. De outro lado, a representação de certas “cidades trágicas” tem sido investigada, como Froma Zeitlin tem feito especialmente acerca de Tebas.
Levando em consideração as ocorrências do campo lexical da salvação, particularmente o substantivo σωτηρία e o verbo σῴζω, este trabalho pretende reinterpretar estes dramas euripidianos através do estudo da interconexão de três tipos de salvação: uma salvação física que consiste numa mera fuga de uma ameaça, uma salvação psicológica ou moral, na qual o herói adquire uma nova condição após ter experenciado algum sofrimento trágico e, finalmente, uma salvação política, caracterizada como uma resolução não somente da crise do herói trágico e sua família, mas também da crise da cidade ou de um conjunto de cidades gregas. Ao passo que cada uma dessas variedades de salvação já mereceram estudos específicos, um trabalho que as articule em cada uma dessas três peças do Eurípides tardio ainda não foi feito.
No primeiro capítulo, será argumentado que o Orestes dramatiza, de forma profundamente diferente de Ésquilo, a incompatibilidade entre a salvação de Orestes e a salvação da cidade de Argos, cujos cidadãos votam para condenar Orestes e Electra por matricídio, removendo-os da comunidade. No segundo capítulo, será demonstrado que As Fenícias possuem uma narrativa complexa sobre crise e salvação que articula três dimensões temporais: a ira de Apolo contra Cadmo no tempo da fundação de Tebas, a desobediência de Laio em relação ao oráculo que o proíbia de ter descendentes, e o problema presente que influencia diretamente a peça: a maldição de Édipo contra os seus filhos. Esta nova configuração da culpa hereditária da família de Édipo requer um novo mecanismo de salvação: o sacrifício voluntário de Meneceu em prol da salvação de Tebas. No terceiro capítulo, será discutida a complexa relação entre líderes e soldados em tempos de crise presente em Ifigénia em Áulis. Esta crise é revelada através do debate sobre a legitimidade de assassinar uma jovem inocente, Ifigénia, de modo a empreender uma guerra pan-helênica moralmente ambígua contra Tróia. A peça dramatiza as falhas sucessivas das personagens para salvar Ifigénia até que a jovem, em uma espetacular mudança de ideia, resolve aceitar seu sacrifício de forma a viabilizar a Guerra de Troia. A mudança de atitude de Ifigénia pode ser interpretada como um reenquadramento das palavras patrióticas de Agamémnon estimulado por sentimentos de compaixão da jovem por Aquiles.
Esta Tese, portanto, pretende contribuir tanto para uma leitura da construção dramática destas peças, como também para elucidar o diálogo que elas estabelecem com o seu momento histórico. O tema da salvação, como será sustentado, não foi apenas um tópico literário mas um tema urgente para os atenienses ameaçados pela destruição do seu regime político e da sua própria cidade nos últimos anos da Guerra do Peloponeso This PhD Thesis investigates the intersection between two realms of crisis and salvation - the individual salvation of the tragic hero and the collective salvation of the city- in three late dramas of Euripides: Orestes, Phoenician Women, and Iphigenia at Aulis. The argument advanced in this PhD Thesis lies within a neglected confluence of two established lines of investigation in the Greek tragedy. On the one hand, there are studies focusing on how the Greek tragedy staged the crisis and the salvation of the characters in the plot of a particular play or set of plays, such as the monograph of Antonio Garzya dedicated to the theme of salvation in the Euripidean drama. On the other hand, the representation of certain "tragic cities” has been investigated, as Froma Zeitlin has done especially on Thebes. Taking into account the occurrences of the lexical field of salvation, especially the substantive σωτηρία and the verb σῴζω, this work intends to reinterpret these Euripidean dramas by means of the interconnection of three types of salvation: a physical salvation consisting of a mere escape from a threat, a psychological or moral salvation in which the hero acquires a new condition after having experienced some tragic suffering and, finally, a political salvation, characterized as a resolution not only to the crisis of the tragic hero and his family, but also to the crisis of the city or of the whole of the Greek cities. While each of these varieties of salvation has already merited specific studies, a work articulating them in each of these three plays of the late Euripides has not been done yet. In the first chapter I will argue that the Orestes dramatizes, in a profoundly different way from Aeschylus, the incompatibility between the Orestes' salvation and the salvation of the Argos, whose citizens vote to condemn Orestes and Electra for matricide, removing them from the community. In the second chapter I will demonstrate that the Phoenician Women has a complex narrative about crisis and salvation that articulates three temporal dimensions: Apollo's wrath against Cadmus at the time of Thebes' founding, Laius's disobedience to the oracle that forbade him to have descendants, and the current problem that directly influences the play: the curse of Oedipus against his sons. This new configuration of the ancestral guilt of Oedipus’ family requires a new means of salvation: the voluntary sacrifice of Menoeceus for the salvation of Thebes. In the third chapter I will discuss the complex relationship between leaders and soldiers in times of crisis shown in Iphigenia at Aulis. This crisis is revealed through the debate about the legitimacy of killing a young innocent, Iphigenia, in order to undertake a morally ambiguous pan-Hellenic war against Troy. The play dramatizes the successive failures of the characters to save Iphigenia until that the young woman, in a spectacular change of mind, resolve to accept her sacrifice in order to make the Trojan War feasible. The change of mind of Iphigenia can be interpreted as a reframing of the patriotic words of Agamemnon encouraged by feelings of compassion for Achilles. This thesis intends therefore to contribute both to a reading of the dramatic construction of these plays and to clarify the dialogue they established with their historical moment. The theme of the salvation of the city, as will be argued, was not only a literary topic but an urgent issue for the Athenians threatened by the destruction of their political regime and of their city itself in the last years of the Peloponnesian War. |
Description: | Tese de doutoramento em Estudos Clássicos, na especialidade de Mundo Antigo, apresentada ao Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/43032 | Rights: | embargoedAccess |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Estudos Clássicos - Teses de Doutoramento |
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