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https://hdl.handle.net/10316/43562
Título: | Subsistema politécnico : passado, presente e futuro | Autor: | Gonçalves, Anabela Simões | Orientador: | Oliveira, Fernanda Paula | Palavras-chave: | Politécnico; Ensino superior; Subsistema binário; Processo de Bolonha; Ensino superior politécnico; Mercado de trabalho | Data: | 28-Jul-2016 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | O desenvolvimento de qualquer investigação pressupõe a existência de algo que nos inquieta e nos induz curiosidade e este trabalho não constitui uma exceção. Assim sendo, formulou-se como principal objetivo de estudo: analisar o subsistema politécnico, em três principais momentos, passado, presente e futuro. Para tal foi utilizada uma metodologia qualitativa de natureza exploratória, com a aplicação de um conjunto de artigos e obras de relance científico para a abordagem do tema. Salienta-se que os governos nacionais da totalidade dos países europeus têm vindo a produzir legislação destinada a reorganizar a formação superior universitária e politécnica em conformidade com os princípios orientadores do Processo de Bolonha. E, Portugal registou durante o último ano progressos significativos na concretização do processo de Bolonha no Ensino Superior demonstrando, atualmente, um desempenho considerável face ao processo em curso em toda a Europa para a modernização da oferta educativa e dos padrões de mobilidade de estudantes no espaço europeu. Tendo em atenção o mercado de trabalho atualmente em Portugal e no resto do mundo, a maior parte dos cursos politécnicos afasta-se dos modelos de organização curricular que têm como objetivo formar licenciados ao nível geral, mas sim com a missão de assegurar a formação superior de técnicos especializados em setores específicos e, com a capacidade de cumprir o objetivo de colocar os licenciados no mercado de trabalho logo após a conclusão do curso. Será sem dúvida uma mais-valia para a economia do país. ABSTRACT The development of any investigation presupposes the existence of something that troubles us and leads us curiosity and this work is no exception. Thus it was formulated main objective of the study: to analyze the polytechnic subsystem in three main moments, past, present and future. For this we used a qualitative methodology of exploratory nature, eat applying a set of articles and scientific glance works to approach the subject. Please note that the national of all European countries governments have been producing legislation to reorganize the university and polytechnic higher education in accordance with the guiding principles of the Bologna Process. And Portugal recorded during the last year significant progress in implementing the Bologna process in higher education, currently showing considerable performance against the ongoing process throughout Europe for the modernization of educational provision and student mobility patterns in Europe. Taking into account the current labor market in Portugal and the rest of the world, most of polytechnic courses departure from the curricular organization models that aim to train graduates to the general level but with a mission to ensure higher education technical expertise in specific sectors, and with the ability to meet the objective of placing graduates in the labor market after completing the course. It will undoubtedly be an asset to the economy | Descrição: | Dissertação de Mestrado em Administração Pública, apresentada à Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/43562 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FDUC- Teses de Mestrado |
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