Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/44859
Title: Os Miliários de Adriano da Via Bracara-Cale
Authors: Mantas, Vasco Gil 
Keywords: Miliários; Bracara Augusta; Vias romanas; Adriano; Milestones; Roman roads; Hadrian; Bracara Augusta
Issue Date: 2015
Publisher: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Citation: Mantas, Vasco Gil – Os Miliários de Adriano da Via Bracara-Cale [Em linha]. "Portugália". Porto : Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2015. [Consult. Data de consulta]. Disponível na internet:<http://hdl.handle.net/10316/44859>. ISSN 0971-4290. 36 (2015), 231-248.
metadata.degois.publication.title: Portugalia : Revista de Arqueologia do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
metadata.degois.publication.volume: 36
metadata.degois.publication.location: Porto
Abstract: Vulgarmente considerada como parte da estrada Olisipo-Bracara, a via Bracara Augusta-Cale pertencia ao reduzido grupo de estradas com características de autênticas vias, homogéneas na sua balizagem. Embora se possa atribuir a estrada à época de Augusto, os seus miliários mais antigos não são anteriores a Adriano, imperador a que corresponde uma operação de marcação geral da via, provavelmente em consequência de uma reforma do seu traçado inicial. Desta operação de balizagem conhece-se um total de seis miliários, dos quais sobreviveram três, incluindo neste número um monumento completamente desfigurado. A partir da análise dos dados conhecidos, é possível admitir uma renovação total da via nos últimos anos do governo de Adriano.
Usually considered as a part of the Olisipo-Bracara road, the Bracara Augusta-Cale route belonged to a select group with true road characteristics, homogeneous in their signaletic. Although the road can be attributed to the time of Augustus, the older milestones do not predate Hadrian, emperor identified with a general route marking operation, probably as a consequence of a change in its course. Of this marking operation, a total of six milestones are known, of which three survived including a completely defaced monument. From the analysis of known data, it is possible to admit a complete renovation of the road in the final years of Hadrian’s rule.
URI: https://hdl.handle.net/10316/44859
ISSN: 0971-4290
Rights: openAccess
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