Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46335
Title: | Avaliação do Impacto de Ambientes Virtuais na Perceção de Competências de Aprendizagem no Ensino das Ciências e das Expressões Físico-Motoras | Authors: | Moreira, J. António Barros, Rita Monteiro, Angélica |
Keywords: | Competências de Aprendizagem; Ambientes Virtuais; Ensino Fundamental. | Issue Date: | 2015 | metadata.degois.publication.title: | Revista de Ensino de Ciências e Engenharia, | metadata.degois.publication.volume: | 6 | metadata.degois.publication.issue: | 1 | metadata.degois.publication.location: | Brasil | Abstract: | Neste artigo avaliamos o impacto de ambientes virtuais na perceção das competências de aprendizagem em alunos do ensino fundamental e procedemos a uma análise diferencial em função do sexo e do nível de escolaridade. Participaram na investigação 300 estudantes a frequentar estabelecimentos de ensino do Norte de Portugal, cuja orientação pedagógica, nas diferentes disciplinas (Educação Física, Físico-Química e Matemática), comportou uma vertente de aprendizagem online. No final do ano letivo, os alunos responderam a uma escala de perceção de competências de autoaprendizagem, adaptada para aprendizagem em ambientes virtuais. Os resultados do estudo mostram que os alunos submetidos a ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados em designs centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação, evidenciam uma perceção muito positiva das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. As duas primeiras dimensões diferenciam-se em função do sexo dos alunos, com vantagem para as raparigas. A primeira e a última dimensão apresentam-se mais elevadas nos alunos com menos anos de escolaridade. Os resultados são discutidos com base em aspetos educativos e desenvolvimentais. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46335 | ISSN: | 2179-2933 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Avaliacao do Impacto de Ambientes Virtuais.pdf | 502.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 20
668
checked on Nov 6, 2024
Download(s)
170
checked on Nov 6, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.