Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/46341
Título: | Gestão Pedagógica de Ambientes Online no Ensino Superior | Autor: | Monteiro, Angélica Rodrigues, Paula Moreira, J. António Barros, Daniela |
Palavras-chave: | Educação Online; Ensino Superior; Pedagogia. | Data: | 2015 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais | Volume: | 15 | Número: | 1 | Local de edição ou do evento: | Brasil | Resumo: | Neste estudo, com o intuito de compreender a gestão pedagógica de ambientes de aprendizagem online, definimos um quadro metodológico de orientação qualitativa, orientado pela análise das práticas de docentes do Ensino Superior em Portugal, no que diz respeito às atividades educacionais desenvolvidas, aos recursos didáticos produzidos e às ferramentas de comunicação utilizadas. Para a recolha dos dados procedemos à observação direta de quatro ambientes de aprendizagem online, complementados por alguns dados provenientes de um inquérito por entrevista semiestruturada aos três docentes responsáveis pela sua gestão pedagógica. Os resultados revelaram que existem professores no Ensino Superior em Portugal que estão a mudar as suas práticas, respondendo assim ao desafio colocado pelo Processo de Bolonha. No entanto, estes resultados também evidenciam a existência de muitas dificuldades de usabilidade de ferramentas digitais interativas, sendo, pois, necessário apostar mais não só na formação pedagógica, mas também na formação docente na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46341 | ISSN: | 2176-171X | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gestao Pedagogica de Ambientes Online.pdf | 857.76 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 20
669
Visto em 29/out/2024
Downloads
148
Visto em 29/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.