Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/46341
Título: Gestão Pedagógica de Ambientes Online no Ensino Superior
Autor: Monteiro, Angélica 
Rodrigues, Paula 
Moreira, J. António 
Barros, Daniela 
Palavras-chave: Educação Online; Ensino Superior; Pedagogia.
Data: 2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais
Volume: 15
Número: 1
Local de edição ou do evento: Brasil
Resumo: Neste estudo, com o intuito de compreender a gestão pedagógica de ambientes de aprendizagem online, definimos um quadro metodológico de orientação qualitativa, orientado pela análise das práticas de docentes do Ensino Superior em Portugal, no que diz respeito às atividades educacionais desenvolvidas, aos recursos didáticos produzidos e às ferramentas de comunicação utilizadas. Para a recolha dos dados procedemos à observação direta de quatro ambientes de aprendizagem online, complementados por alguns dados provenientes de um inquérito por entrevista semiestruturada aos três docentes responsáveis pela sua gestão pedagógica. Os resultados revelaram que existem professores no Ensino Superior em Portugal que estão a mudar as suas práticas, respondendo assim ao desafio colocado pelo Processo de Bolonha. No entanto, estes resultados também evidenciam a existência de muitas dificuldades de usabilidade de ferramentas digitais interativas, sendo, pois, necessário apostar mais não só na formação pedagógica, mas também na formação docente na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46341
ISSN: 2176-171X
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Gestao Pedagogica de Ambientes Online.pdf857.76 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

669
Visto em 29/out/2024

Downloads

148
Visto em 29/out/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.