Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46447
Title: | Novos públicos no Ensino Superior: abordagem à aprendizagem de estudantes Maiores de 23 | Authors: | Monteiro, Angélica Barros, Rita Moreira, J. António |
Keywords: | Aprendizagem ao Longo da Vida; abordagens à aprendizagem; ensino superior | Issue Date: | 2015 | metadata.degois.publication.title: | Revista Portuguesa de Pedagogia | metadata.degois.publication.volume: | 49 | metadata.degois.publication.issue: | 1 | metadata.degois.publication.location: | Portugal | Abstract: | O presente estudo descreve a apropriação que os estudantes fazem das diferentes formas de aprender e de estudar no Ensino Superior. Do ponto de vista epistemológico, a investigação enquadra‑se na literatura educacional e desenvolvimental centrada na aprendizagem dos estudantes e sustenta‑se no princípio da Aprendizagem ao Longo da Vida. O rationale teórico insere‑se na Teoria de Biggs (1987). A amostra é constituída por 64 estudantes do sexo feminino, maiores de 23 anos a frequentar o Ensino Superior. A abordagem à aprendizagem foi avaliada através da escala Revised two‑factor Study Process Questionnaire (R‑SPQ‑2F) (Godoy, 2009), resultante da adaptação realizada para português. Os resultados do estudo revelam que as estudantes adotam preferencialmente um abordagem superficial de aprendizagem e permitem‑nos concluir que estas abordagens não são estanques e variam consoante o interesse despertado pelos conteúdos abordados e a necessidade de os aprender, fatores passíveis de serem trabalhados a nível didático‑pedagógico. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46447 | ISSN: | 0870-418 | DOI: | 10.14195/1647-8614_49-1_6 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Novos publicos no Ensino Superior.pdf | 893.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
609
checked on Nov 6, 2024
Download(s)
210
checked on Nov 6, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.