Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46447
Title: Novos públicos no Ensino Superior: abordagem à aprendizagem de estudantes Maiores de 23
Authors: Monteiro, Angélica 
Barros, Rita 
Moreira, J. António 
Keywords: Aprendizagem ao Longo da Vida; abordagens à aprendizagem; ensino superior
Issue Date: 2015
metadata.degois.publication.title: Revista Portuguesa de Pedagogia
metadata.degois.publication.volume: 49
metadata.degois.publication.issue: 1
metadata.degois.publication.location: Portugal
Abstract: O presente estudo descreve a apropriação que os estudantes fazem das diferentes formas de aprender e de estudar no Ensino Superior. Do ponto de vista epistemológico, a investigação enquadra‑se na literatura educacional e desenvolvimental centrada na aprendizagem dos estudantes e sustenta‑se no princípio da Aprendizagem ao Longo da Vida. O rationale teórico insere‑se na Teoria de Biggs (1987). A amostra é constituída por 64 estudantes do sexo feminino, maiores de 23 anos a frequentar o Ensino Superior. A abordagem à aprendizagem foi avaliada através da escala Revised two‑factor Study Process Questionnaire (R‑SPQ‑2F) (Godoy, 2009), resultante da adaptação realizada para português. Os resultados do estudo revelam que as estudantes adotam preferencialmente um abordagem superficial de aprendizagem e permitem‑nos concluir que estas abordagens não são estanques e variam consoante o interesse despertado pelos conteúdos abordados e a necessidade de os aprender, fatores passíveis de serem trabalhados a nível didático‑pedagógico.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46447
ISSN: 0870-418
DOI: 10.14195/1647-8614_49-1_6
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Novos publicos no Ensino Superior.pdf893.21 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

609
checked on Nov 6, 2024

Download(s)

210
checked on Nov 6, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.