Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/46447
Título: | Novos públicos no Ensino Superior: abordagem à aprendizagem de estudantes Maiores de 23 | Autor: | Monteiro, Angélica Barros, Rita Moreira, J. António |
Palavras-chave: | Aprendizagem ao Longo da Vida; abordagens à aprendizagem; ensino superior | Data: | 2015 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Revista Portuguesa de Pedagogia | Volume: | 49 | Número: | 1 | Local de edição ou do evento: | Portugal | Resumo: | O presente estudo descreve a apropriação que os estudantes fazem das diferentes formas de aprender e de estudar no Ensino Superior. Do ponto de vista epistemológico, a investigação enquadra‑se na literatura educacional e desenvolvimental centrada na aprendizagem dos estudantes e sustenta‑se no princípio da Aprendizagem ao Longo da Vida. O rationale teórico insere‑se na Teoria de Biggs (1987). A amostra é constituída por 64 estudantes do sexo feminino, maiores de 23 anos a frequentar o Ensino Superior. A abordagem à aprendizagem foi avaliada através da escala Revised two‑factor Study Process Questionnaire (R‑SPQ‑2F) (Godoy, 2009), resultante da adaptação realizada para português. Os resultados do estudo revelam que as estudantes adotam preferencialmente um abordagem superficial de aprendizagem e permitem‑nos concluir que estas abordagens não são estanques e variam consoante o interesse despertado pelos conteúdos abordados e a necessidade de os aprender, fatores passíveis de serem trabalhados a nível didático‑pedagógico. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46447 | ISSN: | 0870-418 | DOI: | 10.14195/1647-8614_49-1_6 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Novos publicos no Ensino Superior.pdf | 893.21 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 50
603
Visto em 1/out/2024
Downloads
201
Visto em 1/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.