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https://hdl.handle.net/10316/47087
Title: | Maus-tratos em crianças e adolescentes com deficiência e/ou perturbações do desenvolvimento | Authors: | Cruz, Vera Albuquerque, Cristina P. |
Keywords: | Maus-tratos; Abuso; Deficiência; Perturbações do desenvolvimento | Issue Date: | 2013 | metadata.degois.publication.title: | Revista Brasileira de Educação Especial | metadata.degois.publication.issue: | 19 | metadata.degois.publication.location: | 1 | Abstract: | A presente investigação tem como principal objetivo analisar as características da associação entre deficiência e/ou perturbações do desenvolvimento e maus-tratos na população infanto-juvenil portuguesa, e destacar as respetivas implicações no domínio da educação especial. A amostra é constituída por 198 crianças e adolescentes com deficiência e/ou perturbações do desenvolvimento, que foram vítimas de maus-tratos. A informação foi recolhida através de um questionário, elaborado para este fim, e respondido por psicólogos e assistentes sociais. Em termos dos resultados obtidos, verificou-se que o maltrato misto (associação entre duas ou mais formas de maltrato) foi o mais comum, seguindo-se a negligência. Os agentes de maltrato mais frequentes foram os progenitores. A deteção dos maus-tratos foi efetuada, em regra, na etapa pré-escolar, sendo as suas principais fontes as instituições/serviços que já acompanhavam a família. Foi também detetada uma elevada percentagem de problemas de saúde física e mental, de dependências e de dificuldades de inserção social nos pais destas crianças/adolescentes. A quase generalidade das crianças e famílias beneficiou de alguma intervenção após a sinalização dos maus-tratos. No que respeita a conclusões, e uma vez que os maus-tratos tendem a ocorrer cedo e em famílias com múltiplos fatores de risco, apontam-se estratégias de intervenção familiar e sublinha-se a importância que os programas de intervenção precoce podem revestir. Também se indica o papel que os professores podem desempenhar na deteção dos maus-tratos e realça-se a relevância e a composição dos programas direcionados para o ensino de estratégias de proteção e autodefesa. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/47087 | DOI: | 10.1590/s1413-65382013000100002 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CINEICC - Artigos em Revistas Internacionais |
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