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https://hdl.handle.net/10316/47378
Título: | Promoção da saúde nas instituições de ensino superior portuguesas: reflexões e desafios | Health promotion in Portuguese higher education institutions: reflections and challenges | Autor: | Soares, Andreia Martins Pereira, Anabela Maria Sousa Canavarro, José Manuel Portocarrero |
Palavras-chave: | ensino superior, EuroHPU, promoção da saúde, REPORTUS, universidades e escolas promotoras de saúde | Data: | 2015 | Projeto: | SFRH/BD/47228/2008 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Revista Portuguesa de Pedagogia | Volume: | 49 | Número: | 2 | Resumo: | As Universidades e Escolas Promotoras de Saúde (UEPS) constituem outro projeto de ambientes favoráveis à saúde da autoria da OMS, inspirados na Carta de Ottawa e no sucesso de iniciativas similares. Nas últimas duas décadas, o número de instituições de ensino superior de todo o mundo que aceitou o desafio das UEPS não parou de crescer. As congéneres portuguesas não têm sido indiferentes a este movimento global em expansão, sendo possível encon‑trar importantes iniciativas no âmbito da promoção da saúde caracterizadas, no entanto, por algumas insuficiências que as afastam da operacionalização de um projeto de UEPS. Este artigo procura contribuir para o debate sobre o movimento das UEPS em Portugal e apresenta os argumentos de base à promoção da saúde neste contexto, exemplifica iniciativas de promoção da saúde protagonizadas por (e nas) universidades e escolas superiores nacionais e desafia ‑as a tomar medidas catalisadoras da aproximação ao movimento global das UEPS. | Health Promoting Universities and Colleges (HPUC) represent another WHO healthy setting project, inspired by the Ottawa Charter for Health Promotion and by the success of similar initiatives. In the last two decades, the number of worldwide higher education institutions who accepted HPUC challenge has increased. Portuguese counterparts have not been unresponsive to this global increasing movement, presenting important health promotion initiatives that, however, do not constitute the operationalisation of a HPUC project. This article aims to contribute to the debate on HPUC movement in Portugal and not only presents arguments for health promotion in the national higher education setting and examples of health promotion initiatives carried out by Portuguese higher education institutions, but also challenges these institutions to take some measures that would accelerate the transformation advocated by the HPUC movement. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/47378 | DOI: | 10.14195/1647-8614_49-2_6 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais |
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