Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/81206
Title: | Publicar sem perecer: sobreviver ao turbilhão: uma iniciativa de formação avançada da biblioteca à comunidade científica | Authors: | Carvalho, Maria José P. F. Veríssimo, Joaquim Solovova, Olga Duxbury, Nancy |
Keywords: | Investigação científica; Soft and transferable skills; Desenvolvimento de competências transferiveis; Comunidades de investigação; Literacia da informação | Issue Date: | 24-Oct-2018 | Publisher: | BAD | Serial title, monograph or event: | Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas | Issue: | 13 | Place of publication or event: | Fundão | Conference: | 13.º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Fundão, 24-26 out. 2018 | Abstract: | Por todo o mundo, os/as académicos/as tentam entrar na corrida para dar visibilidade e reconhecimento à sua produção científica de forma a construírem carreiras internacionais. Investigadores/as em início de carreira podem sentir-se perdidos/as enquanto são pressionados/as a publicar muito, rápido e em edições de elevado prestígio académico. Como podem estes/as contribuir para o debate internacional da investigação científica enquanto procuram um caminho próprio num mundo das publicações em permanente mudança? Tentando encontrar soluções para este cenário, criámos, no Centro de Estudos Sociais (CES), o Ciclo de Formação Avançada Publicar-Sem-Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (PSP). O nosso objetivo foi dotar o público-alvo de ferramentas de investigação, gerando autonomia e aperfeiçoando competências transferíveis. Partindo da descoberta de recursos, técnicas, normas bibliográficas e ferramentas bibliométricas, realçámos a importância da afirmação da identidade do/a investigador/a na comunidade de investigação através da escrita científica, interligando-a com o mundo editorial, dando resposta às necessidades específicas dos/as participantes, identificadas no âmbito da avaliação da 1ª edição do ciclo. Neste âmbito, a estratégia do projeto, que já conta com duas edições (2016/2017 e 2017/2018), e reúne profissionais da Ciência da Informação e Investigadores do CES, foi sustentada pelos princípios das boas práticas conducentes à literacia da informação. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/81206 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Publicar sem perecer_sobreviver ao turbilhao_uma iniciativa de formacao avancada.pdf | 426.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.