Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81206
Title: Publicar sem perecer: sobreviver ao turbilhão: uma iniciativa de formação avançada da biblioteca à comunidade científica
Authors: Carvalho, Maria José P. F. 
Veríssimo, Joaquim 
Solovova, Olga 
Duxbury, Nancy 
Keywords: Investigação científica; Soft and transferable skills; Desenvolvimento de competências transferiveis; Comunidades de investigação; Literacia da informação
Issue Date: 24-Oct-2018
Publisher: BAD
Serial title, monograph or event: Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
Issue: 13
Place of publication or event: Fundão
Conference: 13.º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Fundão, 24-26 out. 2018
Abstract: Por todo o mundo, os/as académicos/as tentam entrar na corrida para dar visibilidade e reconhecimento à sua produção científica de forma a construírem carreiras internacionais. Investigadores/as em início de carreira podem sentir-se perdidos/as enquanto são pressionados/as a publicar muito, rápido e em edições de elevado prestígio académico. Como podem estes/as contribuir para o debate internacional da investigação científica enquanto procuram um caminho próprio num mundo das publicações em permanente mudança? Tentando encontrar soluções para este cenário, criámos, no Centro de Estudos Sociais (CES), o Ciclo de Formação Avançada Publicar-Sem-Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (PSP). O nosso objetivo foi dotar o público-alvo de ferramentas de investigação, gerando autonomia e aperfeiçoando competências transferíveis. Partindo da descoberta de recursos, técnicas, normas bibliográficas e ferramentas bibliométricas, realçámos a importância da afirmação da identidade do/a investigador/a na comunidade de investigação através da escrita científica, interligando-a com o mundo editorial, dando resposta às necessidades específicas dos/as participantes, identificadas no âmbito da avaliação da 1ª edição do ciclo. Neste âmbito, a estratégia do projeto, que já conta com duas edições (2016/2017 e 2017/2018), e reúne profissionais da Ciência da Informação e Investigadores do CES, foi sustentada pelos princípios das boas práticas conducentes à literacia da informação.
URI: https://hdl.handle.net/10316/81206
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.