Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/81441
Título: Vinculação e problemas de comportamento avaliados por crianças e pais
Outros títulos: Attachment and problems behaviors assessed by children and parents
Autor: Machado, Teresa Sousa 
Diogo, Carine 
Miguel, José Pacheco 
Silva, José Tomás da 
Palavras-chave: Vinculação; Comportamentos de externalização/internalização; SDQ; IPPA-R; Attachment; Externalized problems; Internalized problems
Data: 2017
Editora: Universidad de A Coruña
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
Volume: Extr.
Número: 5
Resumo: A teoria da vinculação, salienta a importância das relações precoces na estruturação do self, e conceção dos outros. O presente estudo analisa relações entre vinculação aos pais e problemas de comportamento reportados por 258 crianças (9-12 anos) e seus pais. O Inventário de Vinculação aos Pais e Pares e o Questionário de Forças e Dificuldades foram utilizados. Dimensões seguras da vinculação – “Comunicação-proximidade” e “Aceitação mútua-compreensão”) correlacionam negativamente com problemas internalizados, e “Afastamento-rejeição” positivamente com problemas in/externalizados. Os rapazes reportam mais problemas exteriorizados, e a hiperatividade é o comportamento mais reportado por crianças e seus pais.
Attachment theory, one of the most consistent psychosocial and personality developmental theories, has reinforced the role of early relationships in structuring the self, and representations of others. This study assesses relations between attachment to parents and behaviour problems reported by 258 children (9-12 years), and their parents. Inventory of Parent and Peer Attachment and Strengths and Difficulties Questionnaire were used. Secure attachment dimensions’ – “Communication-proximity”, and “Mutual-acceptance” correlates negatively with internalized behaviours, and “Alienation” correlates positively with in/externalized problems. Boys reported more frequent externalizing problems, and hyperactivity is the most reported problem by children and parents.
URI: https://hdl.handle.net/10316/81441
ISSN: 2386-7418
DOI: 10.17979/reipe.2017.0.05.2350
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons