Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/81533
Título: O Fotógrafo Acidental: serialismo e experimentação em Portugal, 1968-1980
Outros títulos: The Accidental Photographer: Serial Imagery and Experimentation in Portugal, 1968-1980
Autor: Ferreira, Inês Mariana Coelho 
Orientador: Sardo, Delfim José Gomes Ferreira
Palavras-chave: Culturgest; O Fotógrafo Acidental; Fotografia; Curadoria; Exposição; Culturgest; The Accidental Photographer; Photography; Curatorship; Exhibition
Data: 25-Set-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: O Fotógrafo Acidental: serialismo e experimentação em Portugal, 1968-1980
Local de edição ou do evento: Fundação C.G.D. - Culturgest / Colégio das Artes, Universidade de Coimbra
Resumo: O relatório de estágio “O Fotógrafo Acidental: serialismo e experimentação em Portugal, 1968-1980” surge no seguimento do estágio na Fundação Caixa Geral de Depósitos Culturgest e dedica-se essencialmente à exposição com o mesmo nome. Tem como ponto de partida uma contextualização histórica e geográfica da Fundação, que surge em Outubro de 1993 e aborda em seguida o panorama da fotografia na década de 70: qual a evolução da fotografia até esta década, a relação dos artistas portugueses com este novo modelo de fotografia, com o serialismo e a experimentação.Este relatório dá ainda oportunidade ao leitor de compreender a conceptualização e produção de “O Fotógrafo Acidental: serialismo e experimentação em Portugal, 1968-1980”. Desde que nasceu a ideia até ao dia da sua inauguração, foram vários os estágios de produção da exposição, desde a recolha de informação das obras, passando pela procura de textos de época, até à sua montagem e todos estes momentos são abordados ao longo de um capítulo.Apresenta-se um capítulo descritivo das diferentes fases de preparação de um catálogo, tendo como exemplo principal o catálogo elaborado no âmbito desta mesma exposição. O momento final do relatório é desenvolvido através de uma breve analogia entre uma exposição feita com obras de diferentes instituições/colecções e uma exposição feita com obras de uma só instituição, neste caso em concreto a instituição onde se realiza a mesma, usando como exemplos as exposições “O Fotógrafo Acidental: serialismo e experimentação em Portugal, 1968-1980” e “Simultânea”. Apesar das suas diferenças de produção, as duas exposições acabam por se complementar e estar em plena harmonia, de tal forma que o visitante não se apercebe do diferente tipo e nível de trabalho que cada uma delas implicou e percepciona sim que as duas foram trabalhadas da mesma forma para um objectivo comum.
The report “The Accidental Photographer: Serial Imagery and Experimentation in Portugal, 1968-1980” follows the internship at the Caixa Geral de Depósitos Foundation - Culturgest and it is mainly devoted to the exhibition that shares the same name with the title of the report.It has its starting point on a historical a geographical context of the Foundation, which emerged in October 1993, it also adresses the panorama of the photography in the 70s: the evolution of the photography until that decade, the relationship of several portuguese artists with this new model of photography, serialism and Experimentation.This report also creates the opportunity for the reader to understand the conceptualization and production of "The Accidental Photographer: Serialism and Experimentation in Portugal, 1968-1980". From the birth of the idea to its inauguration day, there were several stages of production of the exhibition: from the collection of information from about the art works through the search of periodical texts, up until its assembly and all these moments are approached in one of the chapters.A descriptive chapter of the different stages of preparation of a catalog is also presented, having as the main example the catalogue elaborated within this exhibition.The report final point is developed through a brief analogy between an exhibition made with works of different institutions / collections and an exhibition done with works of a single institution, in this case the institution where it is held, using as examples the exhibitions " The Accidental Photographer: Serial Imagery and Experimentation in Portugal, 1968-1980 "and" Simultaneous ". Despite their differences in production, the two exhibitions complement each other and are in complete harmony, so that the visitor is not aware of the different type and level of work that each of them implied and perceives rather that the two were worked on to a common objective.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Estudos Curatoriais apresentado ao Colégio das Artes
URI: https://hdl.handle.net/10316/81533
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio Draft. Inês Ferreira.pdf55.53 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons