Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/82468
Título: Será que os gestores conseguem fazer Market Timing? Evidência usando dados de preços de transação relativos.
Outros títulos: Can Managers Time the Market? Evidence using relative trade price data.
Autor: Santos, Inês Catarina Carvalho dos 
Orientador: Gonçalves, Paulo Miguel Marques Gama
Palavras-chave: Market Timing; Preço de transação relativo; Gestores; Transações de ações próprias; Eficiência do mercado; Market timing; Relative trade price; Managers; Own stock transactions; Market efficiency
Data: 20-Set-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Será que os gestores conseguem fazer Market Timing? Evidência usando dados de preços de transação relativos.
Local de edição ou do evento: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Resumo: Atualmente, muito se discute a importância do sistema económico-financeiro que, sendo influenciado por inúmeros fatores, é complexo, daí que a previsão de preços futuros com precisão seja muito difícil (Nascimento, 2014). O market timing é uma estratégia que os gestores podem usar e que se traduz na compra de ações quando o seu preço começa a subir, ou seja, quando está em mínimos e na venda de ações quando o seu preço começa a descer, isto é, quando está em máximos. Portanto, é uma regra simples para se ganhar dinheiro nos mercados financeiros, embora ainda não seja claro se a evidência suporta ou contesta a hipótese de market timing. O estudo empírico que nos propomos realizar tem por base a metodologia utilizada no estudo de Dittmar & Field (2015). Assim, como pouco se sabe sobre o preço de transação que os gestores suportam quando negoceiam ações próprias das empresas que gerem, no estudo de seguida apresentado usamos o conjunto de dados de todas as transações dos dirigentes disponíveis na CMVM realizadas no período de 2010 a 2016, comparando separadamente o preço médio pago ou recebido diariamente numa transação com o preço médio de mercado para a mesma ação em vários horizontes temporais, a saber, o dia da transação, as janelas centradas de 5 e 22 dias em torno da transação e as janelas futuras do dia e 5 e 22 dias após a transação. Os nossos resultados permitem-nos constatar que, em todos os períodos de comparação, os gestores compram ações a um preço significativamente mais baixo e vendem ações a um preço significativamente mais alto do que o preço médio de mercado, evidenciando claramente a ineficiência do mercado financeiro. Nas transações de compra, os gestores que transacionam fora de bolsa e os dirigentes obtêm preços significativamente mais baixos, enquanto nas transações de venda alcançam preços significativamente mais altos, independentemente da janela de comparação em análise. Além disso, nas transações de venda, os gestores pouco frequentes e muito frequentes obtêm preços significativamente mais altos do que os gestores moderados no dia do evento e na janela futura. Posteriormente, no âmbito dos testes de robustez e adicionais, constatamos que a introdução de variáveis dummy temporais e alusivas aos setores de atividade, que visam controlar a heterocedasticidade temporal e cross section, permite constatar que, no caso das transações de compra, o mercado onde os gestores atuam, a frequência com que os gestores transacionam e ainda, o género e a função do investidor interno são determinantes importantes da capacidade de market timing. Por outro lado, ao nível das transações de venda, verificamos que apenas o mercado onde os gestores transacionam e a frequência com que o fazem são essenciais para determinar a habilidade de market timing. Neste contexto, quando alteramos o método de regressão e usamos a regressão nas medianas para obter resultados mais robustos e controlar eventuais efeitos outliers, corroboramos que, ao nível das transações de compra, o mercado onde os gestores atuam, a frequência com que os gestores transacionam e ainda, o género e a função do investidor interno são determinantes relevantes da capacidade de market timing. Do mesmo modo, no que tange às transações de venda, comprovamos que apenas o local onde os gestores transacionam e a frequência com que o fazem são determinantes fundamentais da capacidade de market timing. Por último, quando controlamos os efeitos de calendário, isto é, o efeito dia da semana e mês do ano, asseveramos que, relativamente às transações de compra, o mercado onde os gestores transacionam, a frequência com que o fazem e ainda, a função do investidor interno são essenciais para determinar a habilidade de market timing. Porém, no que concerne às transações de venda, atestamos que somente o local onde os gestores transacionam e a frequência com que o fazem são determinantes relevantes da capacidade de market timing. Destarte, usando dados reais de preços de transação relativos, este estudo evidencia que muitos gestores são capazes de fazer market timing através da transação de ações próprias das empresas que gerem.
The importance of the economic-financial system, which, being influenced by many factors, is very complex, and hence the prediction of future prices with precision is very difficult. Market timing is a strategy that managers can use and that translates into the purchase of stocks when their price starts to rise, that is, when it is low and in the sale of stocks when its price starts to fall, that is, when it is at highs. Therefore, it is a simple rule for making money in financial markets, although it is not yet clear whether the evidence supports or challenges the market timing hypothesis. The empirical study we propose is based on the methodology used in the study by Dittmar & Field (2015). Since little is known about the transaction price that managers support when they deal with own shares of the companies they manage, in the following study we use the dataset of all the transactions of managers available at the CMVM conducted in the period from 2010 to 2016 , comparing separately the average price paid or received daily in a transaction with the average market price for the same share in various time horizons, namely: the day of the transaction, the 5 and 22 day centered windows around the transaction and the windows future of the day and 5 and 22 days after the transaction. Our results allow us to see that in all periods of comparison, managers buy shares at a significantly lower price and sell shares at a significantly higher price than the average market price, clearly showing the inefficiency of the financial market . In purchase transactions, off-exchange managers and managers obtain significantly lower prices, while in sales transactions they reach significantly higher prices regardless of the comparison window under analysis. In addition, in sales transactions, infrequent and very frequent managers obtain significantly higher prices than moderate managers on the day of the event and in the future window. Later, in the scope of the tests of robustness and additional, we verified that the introduction of temporal and allusive dummy variables to the activity sectors, which aim to control the temporal heteroskedasticity and cross section, allows to verify that, in the case of the purchase transactions, the market where managers act, the frequency with which managers trade, and the gender and role of the internal investor are important determinants of market timing capacity. On the other hand, at the level of sales transactions, we find that only the market where managers deal and the frequency with which they do so are essential to determine the ability of market timing. In this context, when we change the regression method and use the regression in the medians to obtain more robust results and control eventual outliers effects, we corroborate that, at the level of the purchase transactions, the market where the managers act, the frequency with which the managers transact and gender and the role of the domestic investor are relevant determinants of market timing capacity. Similarly, with regard to sales transactions, we find that only the place where managers deal and the frequency with which they do so are fundamental determinants of market timing ability. Finally, when we control the effects of calendar, that is, the effect day of the week and month of the year, we assert that, in relation to the purchase transactions, the market where the managers transacted, the frequency with which they do it and, of the internal investor are essential to determine the ability of market timing. However, as far as sales transactions are concerned, we attest that only the place where the managers deal and the frequency with which they do so are relevant determinants of the market timing capacity. Thus, using real data from relative transaction prices, this study shows that many managers are able to do market timing through the stock transaction of the companies they manage.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Contabilidade e Finanças apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/82468
Direitos: openAccess
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