Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/82593
Título: | A importância da redução do Lead time em Time-based competition: O caso da SRAMPORT- Transmissões Mecânicas, Lda | Outros títulos: | The importance lead time reduction in a time-based competition: The SRAMPORT- Transmissões Mêcanicas case. | Autor: | Rosmaninho, José Emanuel Jesus | Orientador: | Carreira, Carlos Manuel Gonçalves | Palavras-chave: | Time-based; Lead time; Volume de negócios; Exportações; Logística; Time-based; Lead time; Sales; Exportations; Supply chain | Data: | 10-Fev-2017 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | A importância da redução do Lead time em Time-based competition: O caso da SRAMPORT- Transmissões Mecânicas, Lda | Local de edição ou do evento: | Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra | Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito do Estágio Curricular do Mestrado de Economia na SRAMPORT: Transmissões Mecânicas. A SRAMPORT dedica-se à produção de componentes de bicicleta (rodas, correntes e cassetes) e pertence à multinacional SRAM, uma das maiores produtoras de componentes de bicicleta do mercado. O relatório começa pela apresentação do tema: A importância da redução do lead time em time-based competition. Este capítulo é reservado ao estudo do preço e do lead time em diferentes situações de mercado. São considerados duopólios onde as empresas são homogéneas e a competição é feita pelo preço e pelo lead time e situações onde as empresas são assimétricas no custo da capacidade, na capacidade e na qualidade dos produtos. No capítulo seguinte, é descrita a empresa, a sua história, o grupo SRAM e a logística (área do estágio). Ainda neste capítulo é feito um estudo de caso utilizando a SRAMPORT. Pretende-se estudar o crescimento do volume de negócios, as exportações, os seus clientes, os indicadores utilizados na logística e a importância do setor da empresa (Fabricação de rolamentos, de engrenagens e de outros órgãos de transmissão) para a Região de Coimbra. O volume de negócios da SRAMPORT tem vindo a crescer desde 1999. As exportações são bastante importantes, representam grande parte do seu volume de negócios. Existe uma grande fidelização dos clientes à marca, clientes que mantêm relações comerciais com a empresa há mais anos contribuem muito para o seu volume de negócios. Utilizando quocientes de localização concluiu-se que o sector da empresa é relativamente importante para a Região de Coimbra. Por fim, ainda no estudo de caso, utiliza-se algumas conclusões e tenta-se extrapolar os resultados da literatura para o caso da SRAMPORT. Conclui-se que os clientes da empresa não são sensíveis ao tempo. O capítulo 4 descreve as tarefas realizadas no âmbito do estágio e que tiveram um importante impacto na empresa. Por fim, o último capítulo é reservado à conclusão e avaliação do estágio. This report was developed during the curricular internship conducted at SRAMPORT–Transmissões Mecânicas of the Master's degree in Economics of the Faculty of Economics of University of Coimbra. SRAMPORT, a firm that produce bicycle components (as wheelsets, chains and cassettes), belongs to the multinational SRAM known as one of the largest producers of bicycle components on the market. The first part is dedicated to the theme: The importance lead time reduction in a time-based competition. In this chapter are studied duopolies where firms compete for price, lead time, and situations where companies are asymmetric in the capacity cost, capacity and product quality.In the following chapter the firm, namely its history, the SRAM group and the supply chain (the internship area) are described. The report then presents as a practical case of study the SRAMPORT case, the growth of its sales, exports, its customers. The indicators used in the supply chain are also studied as well as the importance of the firm sector for the Coimbra district. Based on the case study it was reached the conclusion that SRAMPORT has been growing since 1999 until today. Exports are very significant once they represent the major part of firms’ sales. There is a great customer loyalty to the brand and the clients that have the longest business relationships with the firm are the ones that most contribute to its’ sales. Using location quotients, it was concluded that the business sector is relatively important for the referred district. In the end of this chapter some conclusions are used and the literature’s results are compared with the SRAMPORT‘s case. It was reached the conclusion that its clients are not sensitive to time. In the fourth chapter the tasks performed during the internship with an important impact on the company are discussed. Finally, the last chapter is reserved to the conclusion and the internship evaluation |
Descrição: | Relatório de Estágio do Mestrado em Economia apresentado à Faculdade de Economia | URI: | https://hdl.handle.net/10316/82593 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório Final - Cópia.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 50
629
Visto em 6/nov/2024
Downloads 50
695
Visto em 6/nov/2024
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons