Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/82815
Título: Patti Smith: Horses, Poetry in Musical Form
Outros títulos: Patti Smith: Horses, Poesia sob a Forma de Música
Autor: Ferreira, Carlos Alexandre Martins 
Orientador: Wilson, Stephen Daniel
Palavras-chave: Horses; Rock n' Roll; Morte; Religião; Género; Horses; Rock n' Roll; Death; Religion; Gender
Data: 30-Out-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Patti Smith: Horses, Poetry in Musical Form
Local de edição ou do evento: Universidade de Coimbra
Resumo: Esta dissertação, Patti Smith, Horses: Poesia Sob a Forma de Música, examina o trabalho da poetisa, cantora e compositora Nova-iorquina Patti Smith, e particularmente o seu álbum de 1975 Horses (que se encontra analisado extensivamente no Capitulo 3 da presente dissertação). Esta análise explora as temáticas da morte, género e religião que são centrais no trabalho da artista e relaciona os mesmos com a escrita autobiográfica e os retratos da família, bem como das influências literárias e musicais de Patti Smith. Esta análise também oferece considerações críticas acerca da afirmação que Smith faz sobre a sua escrita “transcender raça, género, batismo, matemática e truques políticos”.Smith tem sido vista como uma figura predominante na cultura Americana ao longo dos últimos 40 anos. Uma iconógrafa do rock que se tornou ela própria num ícone cultural. Patti Smith era já uma poeta publicada antes de se tornar uma cantora de rock o que contribui para a ligação que esta exerce entre a literatura e a música popular, bem como o que é por vezes designado de cultura de elite e cultura das massa (esta teve também ligações com o mundo artístico de Andy Warhol e de Robert Mapplethorpe).No que diz respeito à estrutura, a presente dissertação encontra-se dividida em cinco capítulos. O primeiro capítulo é introdutório, fornece algumas informações biográficas acerca de Patti Smith e delineia a dissertação a partir desse ponto. Uma vez que Patti era já uma poetisa com obras publicadas antes de envergar na sua carreira musical, o segundo capítulo foca-se no seu trabalho anterior a Horses. Segue-se então o capítulo principal que analisa em detalhe cada canção no álbum e o capítulo seguinte tem como foco algumas canções presentes nos vários lançamentos posteriores a Horses. O capítulo final consiste numa conclsuão.
This dissertation, Patti Smith, Horses: Poetry in Musical Form, examines the work of the New York-based poet and singer/ songwriter Patti Smith, and particularly her 1975 album Horses (which is extensively and closely analysed in Chapter 3 of this dissertation). That analysis explores the themes of death, gender and religion that are central to Smith’s work and relates them to Smith’s autobiographical writing and to her portraits of her family and her musical and literary influences. It also offers a critical account of Smith’s claim that her writing is “beyond race gender baptism mathmatics politricks”.Smith is seen as a major figure in American culture during the last 40 years. An icoingarapher of rock who herself became a cultural icon. She was a published poet before she was a rock and roll singer and so she links literature and popular music, and also what is sometimes called high and mass culture (she had also connections with New York art world of Andy Warhol and Robert Mapplethorpe). Structurally this dissertation is divided in five chapters. The first chapter is introductory, it gives a few biographical information about Patti Smith and it delineates the dissertations outline from that point on. Because Patti was already a published poet before she started her music career, the second chapter focuses in Patti's work before Horses. Then the main chapter analyzes in detail each song on Horses and the chapter after focuses in a few songs from the various studio releases Patti Smith had put out since Horses. The final chapter consists of a conclusion.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Estudos de Cultura, Literatura e Linguas Modernas apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/82815
Direitos: openAccess
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