Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/84005
Title: | A Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra – uma instituição com alma | Other Titles: | The School of Hospitality and Tourism of Coimbra - an institution with a soul | Authors: | Marques, Bruna Salomé Nascimento | Orientador: | Reis, Carlos Francisco de Sousa | Keywords: | Cultura Organizacional; Cultura Escolar; Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra; Educação para a Cidadania; Organizational Culture; School Culture; School of Hospitality and Tourism of Coimbra; Education for Citizenship | Issue Date: | 11-Oct-2017 | metadata.degois.publication.title: | A Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra – uma instituição com alma | metadata.degois.publication.location: | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Estágio Curricular na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra | Abstract: | O presente relatório pretende descrever o trabalho desenvolvido no âmbito do Estágio Curricular do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, realizado na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, no decorrer do segundo ano deste ciclo de estudos. Deste modo, este relatório, estando enquadrado no domínio da administração e gestão da formação, tem como principal objetivo não só dar a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo do período de estágio, assim como apresentar o projeto concebido no âmbito do mesmo. Partindo do tema cultura de uma organização, esta constitui, de forma geral, um sistema de orientações compartilhadas que unem a unidade e lhe conferem uma identidade própria. No centro de qualquer cultura organizacional encontra-se o conjunto de valores compartilhados. Por sua vez, no que diz respeito à cultura escolar, entende-se que esta se carateriza, de modo específico, pelo conjunto dos seus desenhadores: atores (alunos, famílias, professores e colaboradores), discursos e linguagens (modos de conversação e comunicação), instituições (organização e sistema educativo) e práticas. Assim, neste relatório começaremos por realizar o enquadramento institucional do estágio. Procedendo, deste modo, num primeiro momento, à caraterização do mesmo e seu enquadramento no percurso de um aluno do Mestrado em Ciências da Educação, seguindo-se, igualmente, a apresentação e caraterização da instituição acolhedora, neste caso, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Esta caraterização irá, também, ao encontro dos elementos referidos no conceito de cultura escolar, fazendo referência, no seguimento do tema, a aspetos que dizem respeito à educação para a cidadania, levada a cabo nesta instituição.Seguidamente, encontrar-se-á a descrição das atividades desempenhadas e, por último, a apresentação do projeto de intervenção desenvolvido ao longo do mesmo. This report intends to describe the work developed in the Curricular Internship of the Master's Degree in Educational Sciences of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, realized in the School of Hospitality and Tourism of Coimbra, during the second year of this cycle of studies.In that way, this report, being part of the administration and management of formation, has as its main objective, not only to let know the work developed during the internship period, as well as to present the project conceived within it.Starting from the culture of an organization, it is, in a general way, a system of shared orientations that unite the unity and give it its own identity. At the centre of any organizational culture there is a set of shared values. In turn, with regard to the school culture, it is understood that this is characterized, in a specific way, by all of its designers: actors (students, families, teachers and employees), speech and language (conversation modes and communication), institutions (organization and educational system) and practices.Therefore, this report will begin to perform the institutional framework of the internship. Proceeding, in this way, firstly, the characterization of it and its framework in the course of a student of the Master in Educational Sciences, followed also by the presentation and characterization of the host institution, in this case, the School of Hospitality and Tourism of Coimbra. This characterization will also meet the elements referred in the concept of school culture, referring, as a follow-up to the theme, to aspects related to education for citizenship, carried out in this institution.Then, we will find the description of the performed activities and, finally, the presentation of the intervention developed along that project. |
Description: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/84005 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado |
Show full item record
Page view(s) 50
493
checked on Oct 30, 2024
Download(s) 50
372
checked on Oct 30, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License