Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/84030
Título: Empreendedorismo no ensino superior: Estudo psicométrico da escala de motivações empreendedoras e o seu impacto no potencial empreendedor
Outros títulos: Entrepreneurship in higher education: Psychometric study of entrepreneurs motivation scale and its impact on entrepreneurial potential
Autor: Silva, Sofia Daniela Castro da 
Orientador: Carvalho, Carla Maria Santos
Mónico, Lisete Santos Mendes
Parreira, Pedro Miguel Santos Dinis
Palavras-chave: Motivações empreendedoras; Potencial empreendedor; Poliempreende; Ensino superior; Regressão; Entreprenership motivations; Entrepreneur potencial; Poliempreende; Higher education; Regression
Data: 24-Fev-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Empreendedorismo no ensino superior: Estudo psicométrico da escala de motivações empreendedoras e o seu impacto no potencial empreendedor
Local de edição ou do evento: Universidade de Coimbra
Resumo: O empreendedorismo tem sido considerado o motor de desenvolvimento da economia no qual a academia tem um papel determinante.O presente trabalho encontra-se dividido em dois estudos. O primeiro tem como objetivo descrever a contrução, análise e validação da escala ME: motivações empreendedoras (Pereira, 2001); o segundo pretende avaliar o impacto da variável avaliada pela mesma escala (ME) no potencial empreendedor dos estudantes do ensino superior. A amostra foi constituída por 6532 estudantes, de 17 instituições do ensino superior politécnico português, associadas ao projeto Poliempreende, que responderam a um questionário desenvolvido por Parreira, Pereira e Brito (2011). Relativamente ao primeiro estudo foi realizada uma análise fatorial exploratória com metade da amostra, dividida aleatoriamente, da qual emergiram quatro fatores (“Motivações de Realização Familiar e Societal”; “Motivações de Prestígio”; “Motivações de Aprendizagem e Desenvolvimento” e “Motivações de Recursos e Rendimentos”), responsáveis por 60.16% da variância total. Com a segunda parte da amostra realizámos uma análise fatorial confirmatória, que apresentou bons índices de ajustamento, NFI = .906, CFI = .911, TLI = .887, RMSEA = .70 A escala apresentou validade discriminante e fiabilidade. Na análise de dados do segundo estudo foi gerada uma matriz de intercorrelações entre as motivações empreendedoras, o desejo de empreender, a preparação académica e o potencial empreendedor sendo posteriormente apresentado um modelo de regressão múltipla e hierárquica. Os resultados sugerem que as motivações empreendedoras explicam 21% do potencial empreendedor. As motivações de realização familiar e societal e as motivações de aprendizagem e desenvolvimento são as que melhor predizem o potencial empreendedor, revelando-se estatisticamente significativas. Com efeito, a aposta da academia no desenvolvimento de competências empreendedoras dos estudantes revela-se cada vez mais importante para o desenvolvimento do empreendedorismo em Portugal.São discutidas algumas limitações de ambos os estudos assim como são apresentadas algumas propostas de investigações futuras.
Entrepreneurship has been considered the engine of the development of the economy in which the academy has a determinant role. The present act is divided in two studies. The first one has the objective of describing the construction, analysis and validation of the entrepreneurial motivations scale (ME) (Pereira, 2001); the second one intends to evaluate the impact oh the evaluated variable of the same scale (ME) on the potential entrepreneur of the students of the higher grade. The sample is composed by 6532 students from17 Portuguese polytechnic higher education institutions, associated with the Poliempreende project, that replyed to a questionnaire developed by Parreira, Pereira e Brito (2011).In the first study, was made an exploratory factorial analysis with half of the sample, divided randomly, from which emerged four factors (“Family and Societal Fulfillment Motivations”, “Prestige Motivations”, “Learning and Development Motivations” and “Resources and Income Motivations”) which are responsible for 60.16% of the total variance. With the second part of the sample we performed a confirmatory factorial analysis that gave us good adjustment indices, NFI = .906, CFI = .911, TLI = .887, RMSEA = .70 the scale showed discriminant validity and reliability. With the analysis of the second study data it was created an intercorrelation matrix between entrepreneurial motivations, the desire to undertake, the academic preparation and the potential entrepreneur, after this, was introduced a model of multiple and hierarchical regression. The results suggest that the entrepreneurial motivations explain 21% of the entrepreneurial potential. The motivations of family and societal fulfillment and the motivations for learning and development are the ones which predict the entrepreneurial potential, revealing to be statistically significant. So, the investment of the academy in the development of entrepreneurial skills of students reveals to be more and more important for the development of entrepreneurship in Portugal. It Will be discussed some limitations of both studies as well as some proposals to future investigations.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84030
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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