Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/84039
Título: Inovação pedagógica e autonomia nas escolas: o impacto de metodologias pedagógicas inovadoras em variáveis psicológicas de adaptabilidade
Outros títulos: Pedagogical innovation and autonomy in schools: the impact of innovative pedagogical methodologies on psychological variables of adaptability
Autor: Gonçalves, Catarina Quadros 
Orientador: Machado, Maria Teresa Mesquita Carvalho Sousa
Palavras-chave: Autonomia; Pedagogia; adaptabilidade; aprendizagem; psicologia da educação; autonomy; pedagogy; adaptability; learning; educational psychology
Data: 26-Jul-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Inovação pedagógica e autonomia nas escolas: o impacto de metodologias pedagógicas inovadoras em variáveis psicológicas de adaptabilidade
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a discussão de várias metodologias de aprendizagem atuais de forma a compreender a forma como pretendem transmitir aos alunos o conhecimento científico e, ao mesmo tempo, quais as competências que entendem como importantes para formar cidadãos capazes de enfrentar os desafios do séc.XXI. A par das metodologias de ensino, são explorados os fatores psicológicos que influênciam a predisposição para a aprendizagem da criança tais como a motivação, a emoção, a autoeficácia, a aprceção de controlo e o valor atribuído à tarefa e que devem ser potenciados pelos educadores.É explorada a forma como as escolas podem colocar em prática estas metodologias, adaptadas a cada aluno no sentido de perceber qual a autonomia possível atualmente nos estabelecimentos de ensino e que tipo de autonomia é necessária.Neste trabalho é descrito um caso prático de implementação de um modelo educativo exemplo que dá conta dessas mesmas metodologias e competências, assim como o seu processo de mudança. É feito um estudo exploratório de forma a avaliar o impacto de metodologias pedagógicas inovadoras em variáveis psicológicas de adaptabilidade; orientação para a mestria; orientação para o resultado do tipo aproximação; orientação para o resultado do tipo evitamento; estratégias de autojustificação do insucesso; evitamento da novidade; relevância da escola para o sucesso futuro; auto-perceção de controlo; curiosidade, preocupação e confiança em alunos que têm no seu dia-a-dia um projeto educativo que se foca na avaliação apenas como meio e não como fim, quando o fim é o bem-estar, o sucesso e a cidadania dos jovens.
This paper aims to discuss several current learning methodologies in order to understand the way in which they transmit scientific knowledge to students and, at on the other hand, what tools they deem as being important for training citizens able to face the challenges of the XXI century. In addition to teaching methodologies, the psychological factors influencing children's predisposition to learning such as motivation, emotion, self-efficacy, control, and the value attributed to the task are explored, and should be fostered by educators.The pedagogical autonomy in schools, as an enabler factor to put these methodologies into practice, adapted to each student, is also approached in the sense of perceiving what scope and and kind of autonomy is possible and necessary. This thesis includes a report on a practical case of implementation of an educational model which gives account of the respective methodologies and skills, as well as its process of change.An exploratory study is made in this sense, in order to evaluate the impact of innovative pedagogical methodologies on psychological variables of adaptability: orientation towards mastery; orientation to the approximation type result; avoidance orientation; strategies of self-justification of failure; avoidance of novelty; or relevance of school to future success. It also aims to assess the impact in students who have in their day to day an educational view that focuses on evaluation only as a mean and not as an end; the end being happiness, success and citizenship of young people.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84039
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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