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https://hdl.handle.net/10316/84045
Título: | (Trans)Formações: Promoção da satisfação em colaboradores de uma instituição social | Outros títulos: | "(Trans)Formations: Promotion of the satisfaction of employees of a social institution" | Autor: | Marques, Inês Lopes | Orientador: | Gaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca | Palavras-chave: | Educação de adultos; colaboradores; instituição; formações; comunicaçao; Adult education; employees; institution; formations; comunication | Data: | 24-Jul-2017 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | (Trans)Formações: Promoção da satisfação em colaboradores de uma instituição social | Local de edição ou do evento: | Centro Social e Paroquial de Santo Condestável - Bragança | Resumo: | O atual relatório traça o percurso vivido no presente ano letivo no âmbito do estágio curricular, realizado entre outubro e junho de 2017, na instituição intitulada de Centro Social e Paroquial de Santo Condestável (CSPSC) do concelho de Bragança. Do método da observação, realizado numa primeira fase, foi possível a identificação de necessidades encontrada em défice no seio dos colaboradores. Por acréscimo, o respetivo estabelecimento de prioridades. A planificação, a definição dos objetivos e o desenvolvimento de estratégias foram realizados tendo sempre em conta as necessidades e interesses do público-alvo e revelando sempre uma intencionalidade educativa. Deste modo, e sempre em atenção os interesses do público-alvo, nasceu o “(Trans)Formações: Promoção da satisfação em colaboradores de uma instituição social”, projeto este, que incide na área de educação de adultos, através da implementação de um conjunto de ações de formação educativo-pedagógicas. A abordagem inicial consistiu em capacitar os formandos de práticas de gestão pessoal, mais concretamente na gestão do tempo no dia-a-dia tanto profissional como pessoal. Em seguida com o intuito de trabalhar as competências interpessoais promovendo relações entre os colaboradores da instituição, foi desenvolvido o meio de comunicação, tanto verbal como corporal e a convivência social no local de trabalho. Por outro lado, interligando o divertimento, na obtenção da coesão grupal, desempenhou-se diversas atividades de caráter lúdico-pedagógico que visaram a fomentação do bem-estar individual e coletivo dos trabalhadores desta instituição. Finalizando com aprendizagens preventivas sobre gestão de conflito de modo a minimizar este tipo de ocorrências preservando assim o bem-estar. A participação ao longo do projeto foi-se relevando um sucesso, uma vez que, contou com a presença de todos os colaboradores inscritos nas formações disponibilizadas. Estas tiveram bastante impacto pois, foi possível detetar ao longo das formações a motivação e empenho por parte dos mesmos, assim como, a inerente vontade de aprendizagem tendo em vista a melhoria. The current report traces the course of the current academic year in the course of the curricular internship, held between October and June 2017, at the institution called Centro Social e Paroquial de Santo Condestável (CSPSC) of the county of Bragança.From the observation method, performed in the first phase, it was possible to identify the needs found in the employees' deficit. In addition, the establishment of priorities. The planning, the definition of the objectives and the development of strategies were carried out always taking into account the needs and interests of the target public and always revealing an educational intentionality. In this way, the "(Trans) Formations: Promotion of the satisfaction of employees of a social institution" was born, this project, which focuses on the area of adult education, through the implementation of a Set of educational-pedagogical training actions. The initial approach was to train the trainees of personal management practices, more concretely in the management of the time in the day-to-day both professional and personal. Then, in order to work on interpersonal skills by promoting relationships between the collaborators of the institution, the communication medium was developed, both verbal and corporal and social coexistence in the workplace. On the other hand, interconnecting the fun, in obtaining group cohesion, several activities of a ludic-pedagogical character were carried out that aimed at fomenting the individual and collective well-being of the workers of this institution. Finishing with preventive learning about conflict management in order to minimize this type of occurrence, thus preserving well-being.The participation throughout the project was revealing a success, since, it was attended by all the employees enrolled in the training available. These had a great impact because it was possible to detect along the formations the motivation and commitment on the part of them, as well as the inherent will to learn with a view to improvement. |
Descrição: | Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/84045 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado |
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