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https://hdl.handle.net/10316/85381
Title: | PIPE – Prova de Identificação de Palavras Escritas: Estudo Exploratório da Versão 3 | Other Titles: | PIPE - Prova de Identificação de Palavras Escritas (Proof of Identification of Written Words): Exploratory Study of Version 3 | Authors: | Freitas, Maria Inês Gonçalves de | Orientador: | Pereira, Marcelino Arménio Martins | Keywords: | avaliação da leitura; rastreio da leitura; decodificação; deteção precoce; risco de dislexia; reading evaluation; reading screening; decoding; early detection; risk of dyslexia | Issue Date: | 16-Oct-2018 | metadata.degois.publication.title: | PIPE – Prova de Identificação de Palavras Escritas: Estudo Exploratório da Versão 3 | metadata.degois.publication.location: | FPCEUC | Abstract: | A leitura constitui-se como uma atividade complexa que envolve diversos processos cognitivos, permitindo o reconhecimento de palavras, o acesso ao seu significado e a compreensão da mensagem. A leitura assume-se como uma importante ferramenta para a aquisição de conhecimentos, com impacto significativo no desenvolvimento humano. Inicialmente, a aquisição desta competência é marcada pela aprendizagem do princípio alfabético e dos mecanismos de decodificação, ou seja, da conversão de sequências de letras em sons, com base no conhecimento da correspondência grafema-fonema. O domínio destes mecanismos permite o desenvolvimento de uma leitura automática e precisa, sendo que dificuldades a este nível podem, por exemplo, condicionar fortemente a compreensão da leitura. Dado o possível impacto dessas dificuldades, a sua deteção precoce ao nível desses mecanismos reveste-se de especial importância. Neste sentido, e tendo em consideração a escassez de instrumentos nacionais desenvolvidos com esta finalidade, foi desenvolvida a PIPE - Prova de Identificação de Palavras Escritas (Vale, Meira, Almeida, Martins, & Silva, 2017), cujo objetivo passa por detetar crianças do 1.º ano de escolaridade em risco de desenvolverem dificuldades de leitura.O presente estudo pretende analisar a PIPE – versão 3 ao nível da consistência interna e estabilidade temporal (critérios de estimação da fiabilidade), índice de dificuldade dos itens, validade concorrente e poder preditivo. Neste sentido, foram avaliadas 97 crianças num primeiro momento e 93 num segundo momento, com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos, sem sinalização ou diagnóstico de dificuldades de aprendizagem gerais ou específicas ou outros problemas do neurodesenvolvimento. O protocolo de avaliação incluiu diversos instrumentos com intuito de avaliar determinados aspetos apontados como estando relacionados com a aprendizagem e desenvolvimento da leitura, tais como: a consciência fonológica, as aptidões de nomeação rápida de estímulos, as capacidades cognitivas não-verbais, o desenvolvimento do vocabulário, a memória de trabalho verbal, o conhecimento de grafemas e a fluência e precisão da leitura. Os resultados obtidos indicam, de um modo geral, boas qualidades psicométricas, apresentando a PIPE – versão 3, correlações estatisticamente significativas com outros preditores da leitura mencionados anteriormente, assumindo-se como prova de boa qualidade de avaliação da decodificação e cuja aplicação a meio do ano letivo (março) revela proficuidade. Reading is a complex activity that involves several cognitive processes, allowing the recognition of words, the access to their meaning and the understanding of the message. Reading is an important tool for acquiring knowledge, with a significant impact on human development. Initially, the acquisition of this competence is marked by the learning of the alphabetic principle and the decoding mechanisms, that is, the conversion of sequences of letters into sounds, based on the knowledge of grapheme-phoneme correspondence. Mastery of these mechanisms allows the development of an automatic and accurate reading, and difficulties at this level can, for example, strongly condition reading comprehension. Given the possible impact of these difficulties, their early detection in these mechanisms is of particular importance. In this sense, and taking into account the scarcity of national instruments developed for this purpose, the PIPE - Prova de Identificação de Palavras Escritas (Proof of Identification of Written Words; Vale, Meira, Almeida, Martins, & Silva, 2017) was developed, whose objective is to detect children from the 1st year of schooling at risk of developing reading difficulties.The present study aims to analyze PIPE - version 3 at the level of internal consistency and temporal stability (reliability estimation criteria), item difficulty index, concurrent validity and predictive power. In this sense, 97 children were evaluated at first and 93 at a later time, aged between 6 and 7 years, without signaling or diagnosis of general or specific learning difficulties or other neurodevelopmental problems. The evaluation protocol included several instruments with the purpose of evaluating certain aspects identified as being related to learning and reading development, such as: phonological awareness, rapid naming skills of stimuli, nonverbal cognitive abilities, vocabulary, verbal working memory, knowledge of graphemes and fluency and accuracy of reading. The results obtained indicate, in general, good psychometric qualities, with PIPE - version 3 presenting statistically significant correlations with other predictors of reading mentioned previously, assuming itself as a test of good quality for evaluation of decoding and whose application in the middle of the school year (March) reveals proficuity. |
Description: | Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/85381 | Rights: | embargoedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado |
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