Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/85437
Título: Consciência Metalinguística em Crianças portuguesas com 7, 8 e 9 anos de idade: Estudo exploratório com o THAM-1
Outros títulos: Metalinguistic awareness in portuguese children with 7, 8 and 9 years old: Exploratory study with THAM-1
Autor: Fernandes, Mariana Nunes
Orientador: Figueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro
Palavras-chave: Consciência metalinguística; THAM-1; leitura; escrita; aprendizagem; Metalinguistic awareness; THAM-1; reading; writing; learning
Data: 27-Jul-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Consciência Metalinguística em Crianças portuguesas com 7, 8 e 9 anos de idade: Estudo exploratório com o THAM-1
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente estudo pretende ser um contributo para a adaptação e validação portuguesa do THAM-1 (Figueira & Pinto, 2018). Trata-se de um teste de avaliação das habilidades metalinguísticas para crianças entre os 4 anos e 6 anos de idade. Todavia, por uma questão de acessibilidade, a amostra utilizada na presente investigação são crianças dos 7 aos 9 anos.A consciência metalinguística é um conceito geral que engloba diferentes tipos de habilidades. Diz respeito à capacidade de refletir e manipular as características estruturais da linguagem falada ou escrita, tornando-a objeto de pensamento (Tunmer, Pratt & Herriman, 1984). Ao longo dos últimos tempos tem vindo a ganhar maior destaque devido à relação que existe entre a consciência metalinguística e a aquisição da leitura e da escrita, quer ao nível da língua materna quer da língua estrangeira. Neste sentido, garante importância no contexto educacional e pedagógico. Atualmente, estudos relativos à consciência metalinguística têm vindo a ganhar maior destaque. Segundo Pinto, Titone e Trusso (1999), foi nos últimos quarenta anos que se assistiu a um maior interesse por parte dos investigadores no que se refere aos comportamentos de reflexão sobre as estruturas e funções da linguagem.É de referir que esta investigação constitui o primeiro ensaio da utilização do instrumento, bem como da análise dos resultados. Desta forma, os resultados apresentados não devem ser desvalorizados, pois possibilitam tirar algumas conclusões acerca do poder discriminativo dos itens para a amostra utilizada, tal como a dificuldade e adequação de determinados itens. Todavia, devem ser lidos e analisados com parcimónia. É de extrema importância a realização de futuros estudos que nos possibilitem condições que permitam validar e corroborar os resultados apresentados.
The present study aims to contribute to the Portuguese adaptation and validation of the THAM-1 (Figueira & Pinto, 2018). It is a test of metalinguistic skills assessment for children between 4 years and 6 years of age. However, for the sake of accessibility, the sample used in the present investigation are children from 7 to 9 years.Metalinguistic awareness is a general concept that encompasses different types of skills. It concerns the ability to think and manipulate the structural features of spoken or written language, making it an object of thought (Tunmer, Pratt & Herriman, 1984). Over the last few years it has been gaining more prominence due to the relation that exists between metalinguistic awareness and the acquisition of reading and writing, either in the first language or second language. In this sense, it guarantees importance in the educational and pedagogical context. Currently, studies on metalinguistic awareness have been gaining more prominence. According to Pinto, Titone and Trusso (1999), it has been during the last forty years that there has been a greater interest on the part of the researchers regarding the behavior of reflection on the structures and functions of language. This research is the first test of the use of the instrument as well as the analysis of results. Thus, the results presented should not be devalued, since they make it possible to draw some conclusions about the discriminative power of items for the sample used, such as the difficulty and adequacy of certain items. However, they should be read and analyzed sparingly. It is extremely important to carry out future studies that will enable us to validate and corroborate the results presented.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85437
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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