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Título: Avaliação de Estados Emocionais e Sintomas Cognitivos em Adultos Idosos: Estudo do Viés de Aquiescência em Instrumentos de Escolha Dicotómica
Outros títulos: Elderly Adults: Study of Acquiescence Bias in Dichotomous Choice Instruments
Autor: Franco, Nídia Celina Gouveia 
Orientador: Leitão, José Augusto Simões Gonçalves
Palavras-chave: viés de aquiescência; envelhecimento; funções executivas; processamento dual; viés da alcançabilidade; acquiescence bias; aging; executive functions; dual process theory of acquiescence; reachability bias
Data: 24-Jul-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Avaliação de Estados Emocionais e Sintomas Cognitivos em Adultos Idosos: Estudo do Viés de Aquiescência em Instrumentos de Escolha Dicotómica
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: The acquiescence bias may occur in the context of (neuro)psychological assessment.The main objective of this study was to investigate the manifestation of the acquiescence bias in elderly adults in two types of (neuro)psychological assessment instruments: based on the expression of subjective judgments (about emotional states and cognitive symptoms) and on performance in cognitive tasks. We also intend to identify the cognitive processes that may be involved in the expression of this bias. In this regard, we have focused on two explanatory theories: dual processing theory and the bias hypothesis of attainability. We analyzed the responses of 32 elderly adults in the community, aged 65 to 80 years, in parallel versions of assessment instruments based on the expression of subjective judgments. The versions were built to obtain a measure of acquiescence bias. We also analyzed false alarm errors as an indicator of acquiescence bias in cognitive tasks structured in dichotomous choice responses. Several cognitive functions were also evaluated. We observed acquiescence bias in the elderly adults only in the instruments of evaluation of subjective states. Our results suggest that the "agree / disagree" response rather than "yes / no" option may facilitate access to the reconsideration response stage. The results of this study are favorable to dual processing theory. We suggest conducting a study with a younger comparison group, in order to conclude about the relationship between acquiescence bias and aging.
O viés de aquiescência poderá ocorrer em contexto de avaliação (neuro)psicológica. Este estudo teve como principal objetivo investigar a manifestação do viés de aquiescência nos adultos idosos em dois tipos de instrumentos de avaliação (neuro)psicológica: baseados na expressão de juízos subjetivos (acerca de estados emocionais e sintomas cognitivos) e no desempenho em tarefas cognitivas. Pretendemos também identificar os processos cognitivos que poderão estar envolvidos na expressão deste viés. Quanto a este aspeto, centrámo-nos em duas teorias explicativas: a teoria do processamento dual e a hipótese do viés de alcançabilidade. Foram analisadas as respostas de 32 adultos idosos da comunidade, com idades compreendidas entre os 65 e os 80 anos, em versões paralelas de instrumentos de avaliação baseados na expressão de juízos subjetivos. As versões foram construídas para obter uma medida do viés de aquiescência. Foram também analisados os erros de falso de alarme enquanto indicador de viés de aquiescência em tarefas cognitivas estruturadas em respostas de escolha dicotómica. Diversas funções cognitivas foram também avaliadas. Observámos viés de aquiescência nos adultos idosos apenas nos instrumentos de avaliação de estados subjetivos. Os nossos resultados sugerem que a opção de resposta "concordo/discordo", mais do que “sim/não”, poderá facilitar o acesso ao estádio de reconsideração das respostas. Os resultados deste estudo são favoráveis à teoria do processamento dual. Sugerimos a realização de um estudo com um grupo de comparação mais jovem, de modo a tornar-se possível formular conclusões acerca da relação entre o viés de aquiescência e o envelhecimento.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/85510
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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