Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/85628
Title: "As Efesíacas" na disciplina de Introdução à Cultura e Línguas Clássicas: a novela grega antiga como fonte de materiais didácticos
Other Titles: "The Ephesian Tales" in the subject Introdução à Cultura e Línguas Clássicas: the ancient Greek novel as a source for didactical material
Authors: Fernandes, Marina Hélène Gelin 
Orientador: Pereira, Susana Maria Duarte da Hora Marques
Keywords: Ensino Básico; Estudos Clássicos; Introdução à Cultura e Línguas Clássicas; Novela Grega Antiga; Material Didáctico; Elementary and Middle School; Classical Studies; Introdução à Cultura e Línguas Clássicas; Ancient Greek Novel; Didactic Materials
Issue Date: 24-Jul-2017
metadata.degois.publication.title: "As Efesíacas" na disciplina de Introdução à Cultura e Línguas Clássicas: a novela grega antiga como fonte de materiais didácticos
metadata.degois.publication.location: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: Em Junho do ano de 2015, a disciplina de Introdução à Cultura e Línguas Clássicas (ICLC) juntou-se ao conjunto de Ofertas Extracurriculares para o Ensino Básico (1º, 2º e 3º Ciclos), facto que reflecte uma (re)valorização do estudo da Cultura e das Línguas Clássicas no sistema educativo português, depois de algumas décadas em que essas matérias têm vindo a perder representação nos curricula do nosso país. Aliando o desejo de divulgar o interesse pela Antiguidade Clássica à necessidade de realizar um projecto com aplicação prática, este trabalho apresenta propostas didácticas subordinadas a um tema comum – a novela grega antiga – e susceptíveis de serem experimentas em Introdução à Cultura e Línguas Clássicas. Após uma reflexão sobre diversas questões que se colocam na actualidade aos professores de Estudos Clássicos em geral e ao professor de Introdução à Cultura e Línguas Clássicas em particular, apresentam-se e debatem-se metodologias e estratégias específicas para o ensino/aprendizagem da cultura e das línguas clássicas no mundo hodierno, propondo-se em seguida materiais que poderão constituir uma opção para quem lecciona aquelas matérias e, sobretudo, ICLC. A novela grega antiga como tema aglutinador das diversas propostas permite desenvolver assuntos variados, ora relacionados com a literatura, ora com a história, ora com a arte e com a religião, por exemplo, favorecendo a interdisciplinaridade.
In June 2015, a new subject became part of the group of extracurricular subjects for the Elementary and Middle School – Introdução à Cultura e Línguas Clássicas (ICLC). This represents a (re)valorization of the study of the Classical Culture and Languages in the Portuguese educational system, good news after seeing those matters loosing representation in the curricula of Portugal. Combining the will of spreading the interest for Classical Antiquity to the necessity of producing a practical and useful project, this work proposes didactical materials subordinated to a common theme – the ancient Greek novel – and which can be used in Introdução à Cultura e Línguas Clássicas. After a reflection about problems about teaching Classical Studies and Introdução à Cultura e Línguas Clássicas in particular nowadays, we present methods and specific strategies for teaching/learning the classical culture and languages in the actual world. Next, we propose materials that can constitute an option for those who teach those matters and specially ICLC. The Greek ancient novel works as an agglutinating theme, which allows to develop different subjects, related to literature, history, art and religion, for example, promoting interdisciplinarity.
Description: Dissertação de Mestrado em Estudos Clássicos apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/85628
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
1 Dissertação Marina Gelin Fernandes.pdf3.63 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

495
checked on Oct 29, 2024

Download(s) 50

574
checked on Oct 29, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons