Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/86292
Título: | Sátira e o cepticismo: Configuração de personagens em Mário de Carvalho | Autor: | Simões, Maria João | Palavras-chave: | personagem; teoria; conceptualização da personagem; função da personagem | Data: | 2009 | Editora: | FLUC | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Biblos | Volume: | VII | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | A personagem constitui uma importante categoria ficcional à qual os estudiosos têm dado uma renovada atenção em parte devido ao relevo que ela vem adquirindo nas abordagens da “escrita criativa”, mas também nos cursos para guionistas e outros domínios artísticos.
Mais do que adoptar um modelo teórico-conceptual de análise da personagem — seja ele de índole estruturalista, humanista, estético-historicista, funcional, sociológica, psicológica, ou qualquer outra — defende-se, de acordo com Uri Margolin, uma perspectiva integrativa dos diferentes modelos e concepções da personagem para avaliar e apreciar as personagens do mundo ficcional de Mário de Carvalho.
Analisar-se-á, então, a configuração específica e individualizada de algumas das personagens das obras Casos do Beco das Sardinheiras, Fantasia para Dois Coronéis e Uma Piscina, Era Bom Que Trocássemos Umas Ideias Sobre o Assunto e Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde, mas também a sua representatividade social, a sua funcionalidade estética dentro da própria obra e ainda o modo como concorrem para a dimensão filosófica das obras referidas. Character is an important fictional category which is, presently, the object of an increasing interest on the part of different scholars due to the importance it has gained in different “creative writing” aproaches, as well as in the curricula for script writers and other arts courses. Instead of adopting a theoretical-conceptual model of character analysis — be it structural, humanistic, aesthetic-historical, functional, sociological, psichological or any other type — this article defends, folowing Uri Margolin, the application of a perspective which integrates different models and character conceptualizations in order to evaluate, and appreciate, the characters of the fictional world of Mário de Carvalho. The article analyzes not only the specific and individualized configuration of some of the characters of the works Casos do Beco das Sardinheiras, Fantasia para Dois Coronéis e Uma Piscina, Era Bom Que Trocássemos Urnas Ideias Sobre o Assunto and Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde, but also their social representativity, aesthetic functionality and contribution to the philosophical dimension of each of the works mentioned. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/86292 | DOI: | 10.14195/978-989-26-0548-7_4 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FLUC Secção de Português - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009-Sátira e o Cepticismo; configuração de personagem em Mário de Carvalho.pdf | 4.65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.