Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/87016
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dc.contributor.authorAraújo, Marta-
dc.contributor.authorRodrigues, Anabela-
dc.date.accessioned2019-05-22T11:37:16Z-
dc.date.available2019-05-22T11:37:16Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn1806-3993pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/87016-
dc.description.abstractO estudo do ensino oficial da história tem sido privilegiado na análise das narrativas sobre identidade nacional e raça, dado que as diretrizes curriculares e os livros didáticos sancionados pelo Estado espelham as concepções consensualizadas pelas elites académicas e políticas. Neste artigo, centramos–nos no ensino da história da escravatura em Portugal para analisar a despolitização deste processo histórico e a forma como é trivializada a sua relação com o racismo contemporâneo. Adicionalmente, face à resistência dos decisores políticos em aceitar a necessidade de se repensar o ensino da história, analisamos a emergência de iniciativas de educação informal dos movimentos sociais que procuram manter viva a memória histórica das populações racializadas, designadamente um projeto de Teatro de Oprimido, o Laboratório Ami-Afro, que tem sido desenvolvido na área metropolitana de Lisboa para abordar a relação entre raça, história, identidade e pertença nacional.pt
dc.description.abstractThe study of the official teaching of history has been privileged in the analysis of the narratives on national identity and race, since curriculum guidelines and textbooks sanctioned by the State mirror the consensualized conceptions by the academic and political elites. In this article, we focus on the teaching of the history of slavery in Portugal to analyse the depoliticization of this historical process and the trivialization of its relationship with contemporary racism. In addition, given the resistance of political decision-makers to accept the need to rethink the teaching of history, we analyse the emergence of initiatives of informal education led by social movements that seek to keep alive the historical memory of racialized populations, namely a Theatre of the Oppressed project, the Ami-Afro Laboratory, which has been developed in the metropolitan area of Lisbon to address the relationship between race, history, national identity and belonging.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherAssociação Nacional de História - ANPUHpt
dc.relationFCOMP-01-0124-FEDER-007554pt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectEnsino de históriapt
dc.subjectEscravaturapt
dc.subjectRaçapt
dc.subjectRacismo e antirracismopt
dc.subjectHistory teachingpt
dc.subjectSlaverypt
dc.subjectRacept
dc.subjectRacism and anti-racismpt
dc.titleHistória e memória em movimento: escravatura, educação e (anti)racismo em Portugalpt
dc.title.alternativeHistory and memory in movement: slavery, education and (anti)racism in Portugalpt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage107pt
degois.publication.lastPage132pt
degois.publication.issue14pt
degois.publication.locationSão Paulopt
degois.publication.titleRevista História Hojept
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.20949/rhhj.v7i14.468pt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.20949/rhhj.v7i14.468pt
degois.publication.volume7pt
dc.date.embargo2019-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-2449-0011-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
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