Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/87209
Título: “Que Sonoramente Canta” - a música em línguas romance em Portugal no século XVII: estudo, edição crítica e interpretação do MM 229 da Universidade de Coimbra
Autor: Sanches, Hugo Soeiro
Orientador: Abreu, José
Estudante, Paulo
Palavras-chave: Música ibérica em línguas romance; Música portuguesa do século XVII; Século XVII; Siglo de oro; Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra; P-Cug MM 229; Retórica musical; Edição crítica; Práticas de interpretação musical historicamente informadas; Romance e letrilha; Tono e Villancico
Data: 7-Fev-2019
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente trabalho debruça-se sobre a música em línguas romance de fontes portuguesas do século XVII. Apesar de alguns esforços notáveis no passado, este é um campo ainda pouco estudado, permanecendo por editar e catalogar a grande maioria do repertório vernacular existente nos arquivos portugueses. Consequentemente, é parca a informação de que hoje dispomos sobre a música em romance que então se cantava em Portugal. A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) alberga uma vasta e preciosa colecção de música em castelhano e em português que se crê ter sido compilada no mosteiro de Santa Cruz de Coimbra maioritariamente entre as décadas de 40 e 50 do século XVII. O estudo deste fundo é considerado há várias décadas como sendo de importância fundamental para o conhecimento do património musical português mas a respectiva catalogação e edição tarda em completar-se. O nosso trabalho propõe-se assim contribuir para o esforço de estudo da música em romance do seiscentos português, focando-nos na colecção conimbricense e em concreto no manuscrito musical com a cota 229 (MM 229), tendo como principal objectivo realizar o levantamento, descrição e edição crítica da totalidade de música vernacular que o códice alberga. O nosso trabalho articulou-se segundo três domínios complementares e interpermeáveis: o filológico, o estético/estilístico e o artístico. No primeiro explicamos a complexa cartografia que assiste ao levantamento e inventariação do conteúdo poético-musical do manuscrito acompanhado por uma análise das práticas notacionais nele empregues. No segundo domínio, descrevemos as características estilísticas da música do MM 229, procurando compreender o respectivo posicionamento tanto no contexto específico do universo ibérico, como na moldura mais abrangente da música europeia do seiscentos. No campo artístico, o projecto foi acompanhado por uma componente laboratorial que deu vida sonora à música que estudámos, sendo documentado através de um amplo acervo de registos videográficos. Esperamos com este trabalho e com as quarenta e quatro peças inéditas que ele traz a lume, contribuir para o conhecimento deste repertório que permanece ainda, em grande parte, num tenaz e silencioso esquecimento. Para além do valor patrimonial que assiste ao MM 229 e manuscritos “irmãos” do fundo conimbricense, a música que neles encontramos é, através da variedade estilística e riqueza poética que ostenta, um eloquente testemunho de uma era charneira na história da música e da própria cultura e pensamento europeus; uma época que, na eclética confluência que espelha do antigo e do novo, do sacro e do profano, e de diferentes estilos e paradigmas estéticos, produziu música que, volvidos quatro séculos, continua a exercer ainda hoje um irresistível fascínio.
The present study focuses on music in romance languages in Portuguese 17th century sources. Despite some praiseworthy studies in the past, this field of study is still far from being fully and thoroughly researched; the vast majority of vernacular repertoire held by archives in Portugal remains yet to be catalogued and edited. Consequently, there is presently very little information about the music that was sung in Castilian, Portuguese and other romance languages in Portugal at the time. The General Library of the University of Coimbra (Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra - BGUC) holds a large and valuable collection of music in romance languages, which is believed to have been compiled in the same city’s Santa Cruz monastery, mostly during the 1640’s and 50’s. For several decades, the study of this collection has been considered of utmost importance to the field of Portuguese music history but its full inventory and edition have not yet been achieved. Our study hopes, therefore, to contribute to the effort of studying Portuguese 17th century vernacular music, focusing on the Coimbra collection and, specifically, the musical manuscript with catalogue number 229 (MM 229): the main goal is to catalogue, describe and edit all the music with romance texts in the source. Our study is articulated in three complementary and inter-connected domains: philology, aesthetics and performance practice. Firstly we explain the complex mapping of the manuscript’s poetical and musical contents together with an analysis of the notational practices it displays. In the second domain we describe the stylistic characteristics of the music in MM 229, seeking to understand its place in the specific context of the Iberian world and within the wider framework of European 17th century music as a whole. A musical laboratory documented by wide range of video recordings accompanied the project, bringing to life the music that was being studied and transcribed. We hope with this work, together with the forty-four unpublished pieces it brings to light, to make a small contribution to the better knowledge of this repertoire, which remains still, for its greater part, in quiet and tenacious oblivion. The music contained in MM 229 and companion manuscripts of the collection is witness, through the stylistic variety and poetic richness it displays, to a turning point in music history and in European culture and thought themselves; an era which, through the eclectic confluence of the old and the new, the religious and the secular, and of different styles and aesthetical paradigms, produced music which, four centuries later, exerts upon us still an irresistible fascination.
El presente trabajo de desarrolla respecto a la música en lenguas romance de fuentes portuguesas del siglo XVII. Pese a algunos esfuerzos notables en el pasado, este es un campo aún poco estudiado, siendo aún una tarea pendiente la edición y catalogación de la gran mayoría del repertorio vernáculo existente en los archivos portugueses. Consecuentemente, es parca la información de la que hoy se dispone sobre la música en romance que en aquel entonces se cantaba en Portugal. La Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) alberga una vasta y preciosa colección de música en castellano y portugués que se cree que pueda haber sido compilada en el monasterio de Santa Cruz de Coímbra en su mayoría entre las décadas de los 40 y 50 del siglo XVII. El estudio de este fondo documental es considerado desde hace varias décadas de importancia capital para el conocimiento del patrimonio musical portugués, pero la respectiva catalogación y edición lleva mucho tiempo completarla. Nuestro trabajo se propone de este modo contribuir al estudio de la música en romance del siglo XVII portugués, centrándonos en la colección conimbricense y más concretamente en el manuscrito musical acotado como 229 (MM 229), teniendo como principal objetivo poner nuevamente en luz, describir y hacer una edición crítica de la totalidad de la música vernácula que dicho códice alberga. Nuestro trabajo se ha articulado según tres dominios complementarios y de influencia mutua: el filológico, el estético/estilístico y el artístico. En el primero explicamos la compleja cartografía que influye en la recopilación, catalogado e inventariado del contenido poético-musical del manuscrito, acompañado por un análisis de las prácticas de notación utilizadas en éste. En el segundo dominio, describimos las características estilísticas de la música del MM 229, procurando comprender el respectivo posicionamiento tanto en el contexto específico del universo ibérico como en el ámbito de la música europea del siglo XVII. En el campo artístico, el proyecto fue acompañado por una componente de laboratorio que dio vida sonora a la música estudiada, siendo documentado a través de un amplio acervo de registros vídeo-gráficos. Esperamos con este trabajo y con las cuarenta y cuatro piezas inéditas redescubiertas contribuir al conocimiento de este repertorio que permanece aún, en gran parte, en un tenaz y silencioso olvido. Al margen del valor patrimonial propio del MM 229 y manuscritos "hermanos" del fondo de conimbricense, la música que en ellos encontramos es, a través de la variedad estilística y la riqueza poética que ostenta, un elocuente testigo de una era situada en un punto de intersección dentro de la propia cultura y pensamiento europeos; una época que, en la ecléctica confluencia que nos muestra lo antiguo y lo nuevo, lo sacro y profano y los diferentes estilos y paradigmas estéticos, produjo música que, transcurridos cuatro siglos desde entonces, continúa ejerciendo aún hoy en día una fascinación irresistible.
Descrição: Tese no âmbito do doutoramento em Estudos Artísticos, Artes/Estudos Musicais apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/87209
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de Artes - Teses de Doutoramento
UC - Teses de Doutoramento

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