Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/88008
Título: Playsketch: desenho de contextos lúdicos de suporte à criatividade
Outros títulos: Playsketch: design of playful contexts to support creativity
Autor: Ferreira, Adriana Mafalda Guimarães
Orientador: Roque, Licínio Gomes
Palavras-chave: Playsketch; prototipagem de jogos; crianças; Future Workshops; child-computer interaction; Playsketch; prototyping game;; child; Future Workshops; child-computer interaction
Data: 11-Jul-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Playsketch: desenho de contextos lúdicos de suporte à criatividade
Local de edição ou do evento: Instituto Pedro Nunes
Resumo: O presente documento consiste num estudo aprofundado e levantamento de questões no desenvolvimento de contextos lúdicos para suporte à criatividade utilizando a aplicação Playsketch.A Playsketch consiste na criação de jogos por meio de prototipagens personalizadas pelos utilizadores. Assim sendo, ao longo desta dissertação é possível ter contacto com diferentes metodologias que visam a criação e desenvolvimento destas atividades, recorrendo a um levantamento teórico e prático aprofundado, com a participação ativa do público-alvo no projeto. É necessário incluir uma investigação acerca do conceito da Playsketch, assim como um levantamento de casos de estudo relacionados com o mesmo público-alvo e género de entretenimento e/ou educativo. Isto objetiva a que a recolha de parâmetros assentes noutras marcas possam trazer tópicos relevantes no entretenimento para crianças.A dissertação está fundamentada com questões pertinentes desde o levantamento de características físicas e psicológicas assentes no público-alvo (infantil), estudo das tecnologias aplicáveis e o plano e desenvolvimento de Future Workshops (metodologia) que visa a interação ativa do público com o projeto, cooperando na criação das atividades. Acredita-se que estas metodologias sejam métodos bastante oportunos e produtivos no desenvolvimento dos conteúdos da aplicação, e para seu o desenvolvimento e exploração, é necessário uma boa base de estudo no que engloba a sua criação e comparações com algumas das existentes. As crianças são um público-alvo exigente e impaciente, pelo que se as atividades a serem desenvolvidas possuírem falhas, elas provavelmente não darão uma segunda oportunidade na sua exploração. Posto isto, como resultado desta dissertação, espera-se obter um conjunto de atividades lúdicas físicas e digitais, validadas pelo público-alvo da Playsketch para a Playsketch.
The present paper consists of an in-depth study and survey of issues present in the development of playful contexts to support creativity using the Playsketch application. Playsketch consists of creating games through custom prototyping by users. Thus, throughout this dissertation it is possible to have contact with different methodologies that aim at the creation and development of these activities, using an in-depth theoretical and practical survey, with the active participation of the target audience in the project.It is necessary to include an investigation into the concept of Playsketch as well as a survey of related case studies to the same audience and genre of entertainment and / or education. This is to ensure that the collection of parameters based on other brands can bring relevant topics in the inter-child care.The dissertation is based on pertinent questions from the physical and psychological characteristics of the target audience (children), the study of the applicable technologies, and the planning and development of Future Workshops (methodology) that aims at the active interaction of the public with the project, cooperating in the creation of activities.It is believed that these methodologies are very timely and productive methods in the development of the contents of the application, and for its development and exploration, a good study base is necessary in that it includes its creation and comparisons with some of the existing ones .Children are a demanding and impatient audience, so if the activities to be developed are flawed, they are unlikely to give a second chance at their exploitation. After this, as a result of this dissertation, is hoped to obtain a set of physical and digital play activities, validated by the Playsketch audience for Playsketch.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/88008
Direitos: openAccess
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