Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/88144
Título: O fogo que dá vida e vida sob fogo - práticas letivas de Geologia e Biologia no 10º e 12º anos de escolaridade
Outros títulos: The fire that gives life and life under fire - teaching practices in Geology and Biology in 10th and 12th grades
Autor: Vieira, Diana Catarina Tavares
Orientador: Abrantes, Isabel Maria de Oliveira
Magalhães, Paulo Manuel
Tonicher, Pedro Miguel Callapez
Palavras-chave: Estágio pedagógico; Estratégias e atividades; Ensino; Sistema imunitário; Vulcanismo; Immune system; Strategies and activities; Teachers training; Teaching; Volcanism
Data: 27-Set-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: O fogo que dá vida e vida sob fogo - práticas letivas de Geologia e Biologia no 10º e 12º anos de escolaridade
Local de edição ou do evento: Portugal
Resumo: O presente relatório é uma coletânea das atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico, realizado no âmbito do Mestrado de Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, durante o ano letivo de 2017/2018 na Escola Secundária D. Duarte, do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste. O estágio pedagógico compreendeu a planificação e lecionação de aulas dos conteúdos do tema “Vulcanologia” no 10º ano e “Sistema imunitário” no 12º ano. Para esse fim, é apresentado o enquadramento teórico pedagógico e científico assim como as atividades realizadas durante a iniciação à prática profissional, que inclui a prática de ensino supervisionado. Assim, foram elaboradas planificações a longo, médio e curto prazo e aplicadas diversas estratégias de ensino-aprendizagem, tais como o questionamento, os meios audiovisuais e as atividades práticas. Apresentam-se os recursos didáticos construídos para operacionalização das estratégias referidas: diapositivos em PowerPoint, fichas de trabalho e protocolos de atividades práticas. A avaliação foi feita através de relatórios Vê de Gowin da atividade prática no tema da Geologia, de questionários diagnósticos (pré e pós lecionação) do tema da Biologia e de grelhas de observação de aula de parâmetros concetuais, procedimentais e atitudinais. Após a análise dos resultados, concluiu-se que a realização da atividade prática laboratorial “Fatores que influenciam a viscosidade da lava” e respetivos relatórios Vê de Gowin realizados pelos alunos, contribuiu para a aprendizagem dos alunos do 10º ano. A análise comparativa dos resultados do questionário diagnóstico pré e pós aulas dos conteúdos sobre “Sistema Imunitário” pelos alunos do 12º ano também revelou que houveram aprendizagens significativas. Foi ainda possível concluir que as grelhas de observação de índole qualitativa são difíceis de preencher, uma vez que se torna complicado o professor atribuir uma nota a cada parâmetro em todas as aulas. São ainda apresentadas outras atividades realizadas durante o estágio pedagógico, nomeadamente: 1) a preparação de uma atividade prática laboratorial experimental para o 9º ano; 2) a orientação da participação de um grupo de alunos do 10º no XIII Congresso dos Jovens Geocientistas; 3) a participação numa atividade do projeto “Eco-escolas”; 4) a organização de uma palestra no âmbito do tema “Reprodução e procriação medicamente assistida”; e 5) assistência às reuniões de avaliação e de acompanhamento das atividades do Diretor de Turma. Por fim, apresentam-se algumas reflexões sobre as dificuldades, superações e até sugestões do aluno estagiário.
This report presents all the activities developed under the scope of pedagogical training of the Master in Teaching of Biology and Geology.in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education and took place over the school year 2017/2018, at D. Duarte Secondary School of “Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste”. The pedagogical training included the planning and teaching of “Volcanology” in the 10th grade and Immune system in the 12th grade. Here, is presented a pedagogical and scientific state of the art and the developed activities during the initiation to professional practice, including supervised teaching practice.. Long, medium and short-term lessons planning were performed and diverse teaching and learning strategies applied, namely inquiry methods, use of audiovisual resources and practical activities. Didactic resources were built for the operationalization of the teaching and learning and strategies: PowerPoint slides, worksheets and practical activities protocols. The assessment was made through Gowin V diagram reports in Geology, diagnostic questionnaires (before and after lessons) in Biology and lesson observation sheets for cognitive, procedure and attitudinal competencies. It was concluded that the realization of the practical laboratorial activity “Lava viscosity influencing factors” and the Gowin V reports has positively promoted the learning of 10th grade students’. Positive results were also obtained in the learning of 12th grade students of Immune system, when comparing the scores obtained on diagnostic questionnaire applied before and after the lessons. The qualitative lesson observation sheets were conclusively very difficult to use. Other activities took place over this pedagogical training, particularly 1) preparation of an experimental laboratory practical activity for 9th grade, 2) orientation of 10th grade students participation in the “XIII Geoscientist Young Students Congress”, 3) participation on a “Eco-Escolas” program activity 4) organization of a “Reproduction and medical assisted procreation” lecture and 5) attendance at teachers’ meetings and the follow up of the class director activities. Reflections about difficulties and overcoming to challenges are highlighted, and suggestions are proposed.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/88144
Direitos: closedAccess
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