Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/88773
Título: Públicos de Festivais de Cinema em Portugal: Um Estudo Comparado
Autor: Silva, Tânia Lúcia Leão Martins de Sousa
Orientador: Ferreira, Claudino
Palavras-chave: públicos; cinema; festivais de cinema; cultura; modos de relação; audiences; cinema; film festivals; culture; modes of relation
Data: 10-Dez-2019
Projeto: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH/BD/47265/2008/PT/FESTIVAIS DE CINEMA: CRIADORES, INTERMEDIÁRIOS E PÚBLICOS 
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A presente tese tem como objeto os públicos de dois dos festivais de cinema mais prestigiados do panorama nacional: o Curtas Vila do Conde e o IndieLisboa. A partir de uma perspetiva integrada, analisaram-se os modos de relação que os referidos públicos estabelecem com os certames, com o cinema, com a cultura local e o universo cultural mais lato. Para tal, perscrutaram-se as suas práticas, usos e atitudes, os seus processos de decisão, de escolha e avaliação, bem como os seus discursos e representações, no que toca a estes específicos festivais, à Sétima Arte e à vivência cultural em geral. Avaliaram- se, ainda, as dimensões social, interacional e simbólica das práticas e dos consumos culturais (intra e extrafestivais), procurando detetar semelhanças e regularidades entre os participantes de ambos os festivais, mas, também, diferenças e singularidades. Os festivais foram avaliados como eventos pós-tradicionais, ou seja, como contextos de mediação cultural que combinam rituais de raiz tradicional e modos de funcionamento contemporâneos, e que, por isso mesmo, promovem espaços de debate, de partilha e de participação cultural singulares. A análise dos modos de relação dos públicos com as múltiplas dimensões procurou atender, adicionalmente — e ainda que de forma periférica —, a fatores estruturais, como a (re)configuração histórica, política, económica, geográfica, espacial e cultural do universo considerado, que afetam tanto a esfera da oferta como a do consumo. Do ponto de vista empírico, privilegiou-se uma aproximação teórico-metodológica eclética, assente numa metodologia combinada, com vista a captar as diversas escalas de análise que enformam as práticas dos públicos dos festivais. Procurou-se ir além das linhas de investigação mais convencionais sobre públicos — tendencialmente quantitativas/extensivas — ao valorizar-se o papel ativo dos públicos e o poder modelador do(s) contexto(s). A pesquisa tece, assim, uma visão comparada dos públicos dos festivais na sua relação com as estruturas e os conteúdos da oferta cultural, expondo lógicas de formação de identidades, de criação/manutenção de sociabilidades e de estilos de vida.
This thesis’ main goal is to study the audiences of two of the most prestigious film festivals on the national scene: Curtas Vila do Conde and IndieLisboa. From an integrated perspective, we analyzed the ways in which these publics establish relationships with the events, the cinema, the local culture and with the broader cultural universe. For this purpose, we analyzed their practices, uses and attitudes, their decision-making processes, choices and evaluations, their speeches and representations, regarding the selected festivals, and in relation to the Seventh Art and to culture in general. The social, interactional and symbolic dimensions of cultural practices and consumptions (intra and extrafestivals) were also evaluated, as an attempt to detect similarities and regularities between the participants of both festivals, but also differences and singularities. The festivals have been evaluated as post-traditional events, that is, as contexts of cultural mediation that combine traditional root rituals and contemporary modes of functioning, and that, for this reason, promote singular spaces for debate, sharing and cultural participation. Additionally, the analysis of the audiences’ modes of relation with the various dimensions sought to address, albeit peripherally, structural factors such as the historical, political, economic, geographical, spatial and cultural (re)configurations, which affect both the spheres of cultural offer and consumption. From an empirical point of view, an eclectic theoretical-methodological approach was favored, based on a combined methodology, in order to capture the various scales of analysis that shape the practices of festival audiences. It was sought to go beyond the more conventional lines of investigation about publics — tendentially quantitative/extensive — by valuing the active role of the public and the modeling power of the context (s). The research thus weaves a comparative view of festival audiences in their relationship with the structures and contents of cultural offerings, exposing the logics of identity formation, and the creation/maintenance of sociabilities and lifestyles.
Descrição: Tese no âmbito do Doutoramento em Sociologia ― Cidades e Culturas Urbanas e apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/88773
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento
I&D CES - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Publicos de Festivais de Cinema em Portugal.pdf9.59 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

547
Visto em 29/out/2024

Downloads

881
Visto em 29/out/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.